RECIPROCIDADES ENTRE O ESTUDO DE FÍSICA E OS CÁLCULOS MATEMÁTICOS NA EJA: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES
Resumen
O presente estudo teve como objetivo verificar se há correspondência entre as dificuldades de aprendizagem em estudar Física e os cálculos matemáticos segundo a percepção dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa pesquisa exploratória e abordagem mista, foi desenvolvida no segundo trimestre letivo de 2017 e envolveu 47 estudantes do Ensino Médio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Creuslhi de Sousa Ramos, localizado em Confresa-MT. Um questionário constituído por quatro perguntas abertas foi utilizado para coletar dados. Constatou-se, pelas respostas, que é intensa a relação entre os cálculos matemáticos e o estudo da Física, que os estudantes preferem estudar conceitos teóricos da Física do que resolução de fórmulas devido à complexidade. Essas dificuldades com os cálculos matemáticos fazem com que os estudantes não tenham um bom desempenho no estudo da Física. No entanto, espera-se que o estudo realizado contribua com a prática pedagógica dos futuros professores de Física no sentido de que considerem essa barreira existente entre os cálculos matemáticos e o estudo de conceitos da Física e possam intervir com ações para minimizar tais dificuldades.
Citas
ARROYO, Miguel Gonzalez. Fracasso-Sucesso: o peso da cultura escolar e do ordenamento da educação básica. Em Aberto, v. 53, p. 46-53, 1992. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/1834>. Acesso em: 20 jan. 2018.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2012.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FACHIN, Odília. Fundamentos de Metodologia. 5ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2006.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LOPES, Joaquim Bernardino. Aprender e Ensinar Física. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 6ª ed. São Paulo: Editora Atlas, 2007.
MENEGOTTO, José Carlos; ROCHA FILHO, Joao Bernardes da. Atitudes de estudantes do ensino médio em relação à disciplina de Física. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencia, v. 7, p. 298-312, 2008. Disponível em: <http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen7/ART2_Vol7_N2.pdf>. Acesso em: 23 jan. 2018.
MOREIRA, Marco Antonio. Grandes desafios para o Ensino da Física na Educação Contemporânea. Revista do Professor de Física, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2017. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25190>. Acesso em: 18 fev. 2018.
PEREIRA, Andréia Silva et al. Um estudo exploratório das concepções dos alunos sobre a Física do Ensino Médio. In: XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2007. p. 1-12. Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/snef/xvii/atas/resumos/T0565-1.pdf> . Acesso em: 20 out. 2017.
PIETROCOLA, Maurício. A matemática como estruturante do conhecimento físico. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 19, n. 1, p. 89-109, 2002. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/9297>. Acesso em: 21 out. 2017.
REZENDE, Wanderley Moura. O ensino de cálculo: dificuldades de natureza epistemológica. (Tese) Doutorado em Educação - Universidade de São Paulo, 2003. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27022014-121106/pt-br.php>. Acesso em: 20 out. 2017.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernandez; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. 5ª. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2013.
SANTOS, Jorge Batista dos. A matemática: dificuldades no processo de ensino-aprendizagem no ensino médio do Colégio Estadual Dr. Jessé Fontes. (Monografia) Especialização em Educação Matemática - Faculdade Atlântico, 2006. Disponível em: <http://monografias.brasilescola.uol.com.br/matematica/a-matematica-dificuldades-no-processo-ensino-aprendizagem.htm>. Acesso em: 20 out. 2017.
SILVA, Marcelo Luiz da. O uso de materiais de baixo custo para experimentação nas aulas de densidade e pressão hidrostática. Revista Prática Docente, v. 2, n. 1, p. 62-70, jan./jun. 2017. Disponível em: <http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/47>. Acesso em: 7 jun. 2018.