INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DAS PESQUISAS A NÍVEL LATO SENSU QUE ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS NA REGIÃO ARAGUAIA-XINGU

Autores

  • Willians Gonçalves Silva Instituto Federal de Mato Grosso
  • Marcelo Franco Leão Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-9184-916X

Resumo

São cada vez mais recorrentes, entre pesquisadores brasileiros, as investigações sobre o Ensino de Ciências. A influência dos cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu no desenvolvimento dessas investigações é perceptível, uma vez que os grupos e projetos de pesquisa são limitados no país. O presente estudo tem por objetivo de analisar as pesquisas dos pós-graduandos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências, publicadas em setembro de 2016, nos Anais da I Mostra de Trabalhos dos cursos de Especialização do IFMT Campus Confresa. A pesquisa caracteriza-se como um estado do conhecimento, descritivo e exploratório, por descrever as características das pesquisas sobre o Ensino de Ciências na região, dentro de categorias pré-estabelecidas. Foram analisados 33 trabalhos dos pós-graduandos do Curso Lato Sensu em Ensino de Ciências, considerando os seguintes aspectos: sexo dos autores, área do conhecimento, orientação, Locus da pesquisa, assunto abordado, principais referências, tipo de abordagem da pesquisa, técnica de coleta adotada e sujeitos envolvidos. Constatou-se que a maioria das pesquisas estão sendo desenvolvidas por mulheres, muitos deles somente um orientador, Ensino de Química e Ensino de Ciências foram as áreas mais recorrentes, o local onde estão sendo realizadas a maioria das pesquisas é o município de Confresa/MT, a maioria dos sujeitos investigados são os estudantes do Ensino Médio e do Ensino Fundamental. Conclui-se que a análise realizada permitiu ter uma visão sobre o Ensino de Ciências na região Araguaia-Xingu, bem como as tendências nas investigações dessa área e as lacunas a serem investigadas.

Biografia do Autor

Willians Gonçalves Silva, Instituto Federal de Mato Grosso

Grauação em Ciências da Natureza - Habilitação em Química (IFMT). Especialização em Ensino de Ciências (IFMT). Servidor do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) Campus Confresa, localizado no município de Confresa, Mato Grosso, Brasil.

Marcelo Franco Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em andamento Educação em Ciências (UFRGS). Mestre em Ensino (UNIVATES). Especialização em Orientação Educacional (Dom Alberto) e em Relações Raciais na Educação e na Sociedade Brasileira (UFMT). Graduação em Licenciatura em Química (UNISC) e em Física (UNEMAT). Professor do Departamento de Ensino do IFMT Campus Confresa, localizado no município de Confresa, Mato Grosso, Brasil.

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Publicado

2019-01-26

Como Citar

Silva, W. G., & Leão, M. F. (2019). INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DAS PESQUISAS A NÍVEL LATO SENSU QUE ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS NA REGIÃO ARAGUAIA-XINGU. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 5(3). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1587

Edição

Seção

Ciências Biológicas