INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DAS PESQUISAS A NÍVEL LATO SENSU QUE ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS NA REGIÃO ARAGUAIA-XINGU
Resumo
São cada vez mais recorrentes, entre pesquisadores brasileiros, as investigações sobre o Ensino de Ciências. A influência dos cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu no desenvolvimento dessas investigações é perceptível, uma vez que os grupos e projetos de pesquisa são limitados no país. O presente estudo tem por objetivo de analisar as pesquisas dos pós-graduandos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências, publicadas em setembro de 2016, nos Anais da I Mostra de Trabalhos dos cursos de Especialização do IFMT Campus Confresa. A pesquisa caracteriza-se como um estado do conhecimento, descritivo e exploratório, por descrever as características das pesquisas sobre o Ensino de Ciências na região, dentro de categorias pré-estabelecidas. Foram analisados 33 trabalhos dos pós-graduandos do Curso Lato Sensu em Ensino de Ciências, considerando os seguintes aspectos: sexo dos autores, área do conhecimento, orientação, Locus da pesquisa, assunto abordado, principais referências, tipo de abordagem da pesquisa, técnica de coleta adotada e sujeitos envolvidos. Constatou-se que a maioria das pesquisas estão sendo desenvolvidas por mulheres, muitos deles somente um orientador, Ensino de Química e Ensino de Ciências foram as áreas mais recorrentes, o local onde estão sendo realizadas a maioria das pesquisas é o município de Confresa/MT, a maioria dos sujeitos investigados são os estudantes do Ensino Médio e do Ensino Fundamental. Conclui-se que a análise realizada permitiu ter uma visão sobre o Ensino de Ciências na região Araguaia-Xingu, bem como as tendências nas investigações dessa área e as lacunas a serem investigadas.
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