METODOLOGIAS UTILIZADAS PARA ENSINAR FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES DE 2014 A 2018
Palavras-chave:
Ensino de Física, Ensino Fundamental, Física para adolescentes.Resumo
O ensino de física no Ensino Fundamental tem sido amplamente defendido, para que os conceitos da física também venham a ser estudados, debatidos e compreendidos desde as primeiras etapas de escolarização. O objetivo do estudo foi analisar as metodologias utilizadas para ensinar física em turmas do Ensino Fundamental que foram publicadas em periódicos científicos brasileiros, entre 2014 a 2018. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, ocorrido no segundo semestre de 2019 que consultou três importantes periódicos da área de ensino de física. Ao todo foram analisados 17 artigos que discutiram questões relacionadas ao planejamento e implementação de aulas de física no Ensino Fundamental. Observou-se diversos benefícios a partir das metodologias ativas, como o desenvolvimento dos alunos, quebra do modelo tradicional, o trabalho em equipe, a socialização entre os alunos, a integração entre teoria e prática, bem como o desenvolvimento crítico da realidade.
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