RECIPROCIDADES ENTRE O ESTUDO DE FÍSICA E OS CÁLCULOS MATEMÁTICOS NA EJA: UMA ANÁLISE DAS PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES
Resumo
O presente estudo teve como objetivo verificar se há correspondência entre as dificuldades de aprendizagem em estudar Física e os cálculos matemáticos segundo a percepção dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa pesquisa exploratória e abordagem mista, foi desenvolvida no segundo trimestre letivo de 2017 e envolveu 47 estudantes do Ensino Médio do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Creuslhi de Sousa Ramos, localizado em Confresa-MT. Um questionário constituído por quatro perguntas abertas foi utilizado para coletar dados. Constatou-se, pelas respostas, que é intensa a relação entre os cálculos matemáticos e o estudo da Física, que os estudantes preferem estudar conceitos teóricos da Física do que resolução de fórmulas devido à complexidade. Essas dificuldades com os cálculos matemáticos fazem com que os estudantes não tenham um bom desempenho no estudo da Física. No entanto, espera-se que o estudo realizado contribua com a prática pedagógica dos futuros professores de Física no sentido de que considerem essa barreira existente entre os cálculos matemáticos e o estudo de conceitos da Física e possam intervir com ações para minimizar tais dificuldades.
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