FORMAÇÃO INICIAL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES QUE MINISTRAM AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CONFRESA-MT
Resumo
Este estudo teve por objetivo caracterizar a formação inicial e a atuação profissional dos professores que ministram aulas de Física, no Ensino Médio, nas escolas públicas do município de Confresa-MT, e, a partir da análise desses dados, apresentar alguns questionamentos acerca do ensino de Física ministrado nessas condições. A pesquisa ocorreu no segundo semestre de 2017 e envolveu 19 professores de 8 escolas localizadas nas zonas urbana e rural deste município. Trata-se de um levantamento descritivo e exploratório, que utilizou da abordagem mista, o que permitiu realizar importantes questionamentos sobre a maneira que está ocorrendo o ensino dessa disciplina nas escolas de atuação dos investigados. Os dados foram obtidos por meio de questionário estruturado. Os resultados, além de preocupantes, são reveladores, pois, a maioria dos professores (15 profissionais) não possuem formação específica de licenciatura em Física. Dentre os entrevistados, 5 deles se declararam inseguros para ministrar aulas de Física. Além disso, determinados conceitos, com destaque para Termodinâmica, Física Quântica e Ótica, foram classificados pelos investigados como conteúdos muito difíceis de ser ensinados. Frente a esta realidade, surgem alguns questionamentos sobre a qualidade do ensino dessa disciplina no município, que é realizado por profissionais não licenciados em Física e/ou inseguros.Referências
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