FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA NA UFAC: AS CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DO PIBID

Autores/as

  • Bianca Martins Santos Universidade Federal do Acre
  • Gahelyka Aghta Pantano Souza Universidade Federal do Acre
  • Aclemildo Cruz Pereira Universidade Federal do Acre e Escola Estadual Dr. Santiago Dantas
  • Emanuel Miranda de Souza Parada Universidade Federal do Acre e Escola Estadual Professora Terezinha Miguéis

Resumen

O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Física, da Universidade Federal do Acre (UFAC) foi implementado em Junho de 2017 como um projeto piloto financiado por recursos internos da própria universidade. O projeto em questão possui características que o diferencia dos demais, concedendo bolsa apenas aos graduandos, os futuros professores. O presente trabalho relata os desafios iniciais para implementação do Programa e as principais ações e conquistas desenvolvidas ao longo de sua execução, bem como os principais apontamentos dos bolsistas sobre as contribuições e limitações do Programa à sua formação. Os resultados mostram que o PIBID possibilitou aos alunos a experiência da prática docente, da preparação à regência das aulas. Além de proporcionar aos estudantes tomar conhecimento de diferentes metodologias de ensino e recursos didáticos disponíveis ao professor de física, bem como aplicá-las. O Programa ainda fomentou trabalhos no tripé da universidade, com ações no ensino, pesquisa e extensão.

Biografía del autor/a

Bianca Martins Santos, Universidade Federal do Acre

Atualmente é professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), coordenadora do programa de pós-graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/ Polo UFAC) e docente vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM/UFAC). No momento, coordena o subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Física UFAC). Possui Pós-Doutorado (2016), no Instituto de Física, na Universidade Federal Fluminense (I.F.U.F.F.), Doutorado (2015) em Física Nuclear Teórica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado (2011) em Engenharia nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e graduação em Licenciatura em Física (2008) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Desenvolve pesquisa na área de Ensino de Física e em Física Nuclear Teórica.

Gahelyka Aghta Pantano Souza, Universidade Federal do Acre

Cursou o ensino fundamental na Escola Fundação Bradesco em Cacoal - RO, cidade onde nasceu. Seu ensino médio cursou na Escola Pe. Ernesto Camillo Barreto em Cuiabá - MT. Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2011). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2016). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (Em Andamento). Tem experiência na educação básica e superior na disciplina de Química, com ênfase em Ensino de Química e Materiais Didáticos, atuando principalmente com a Formação de Professores. Atualmente é professora Assistente-A, nível 1, lotada no Centro de Ciências Biológicas e da Natureza (CCBN), da Universidade Federal do Acre - UFAC, na área de Ensino de Química.

Aclemildo Cruz Pereira, Universidade Federal do Acre e Escola Estadual Dr. Santiago Dantas

Discente do Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal do Acre, Campus Rio Branco, Acre. Professor de Física na Escola Estadual Dr. Santiago Dantas

Emanuel Miranda de Souza Parada, Universidade Federal do Acre e Escola Estadual Professora Terezinha Miguéis

Discente do Curso de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal do Acre, Campus Rio Branco, Acre. Professor de Física na Escola Estadual Professora Terezinha Miguéis

Citas

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Publicado

2018-10-09

Cómo citar

Santos, B. M., Souza, G. A. P., Pereira, A. C., & Parada, E. M. de S. (2018). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA NA UFAC: AS CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DO PIBID. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 5(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1731

Número

Sección

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra

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