MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO

Autores

  • Bianca Martins Santos Universidade Federal do Acre

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência com o uso de música como recurso didático para o ensino de física, especificamente sobre o conteúdo de impulso e quantidade de movimento. A atividade foi aplicada na escola Dr. Santiago Dantas em Rio Branco-AC, com os alunos do 1° ano do ensino médio, por graduandos do curso de licenciatura em física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Física), da Universidade Federal do Acre (UFAC). Adotou-se como metodologia aulas expositivas e dialogadas, com o uso da música como recurso didático facilitador. A aula proposta segue uma sequência didática: (1) Apresentação dos conceitos e expressões sobre Quantidade de Movimento e Impulso com exemplos do cotidiano; (2) Discussão e resolução dos exercícios propostos; (3) Apresentação da música sobre o tema da aula; e (4) Aplicação de questionário para coleta de dados sobre a atividade. Os resultados foram satisfatórios, demonstrando que o uso da música contribuiu para a aprendizagem dos alunos, além de criar um ambiente agradável para estudar e aprender física.

Referências

SHIGUNOV NETO, A.; MACIEL, L. S. B. O ensino jesuítico no período colonial. Educar, Curitiba, n. 31, p. 169-189, 2008. Editora UFPR.

VASCONCELOS, S. Crônica da Companhia de Jesus. 3. Ed. Petrópolis: Vozes/INL/MEC, 1977. v. 1.

COTRIM, Gilberto. História Global - Brasil e Geral: volume único. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 1998.

COSTA, Mariza Domingos da.; COSTA, Célio Juvenal. Catequese e educação dos indígenas na colônia - alguns apontamentos. Universidade Estadual de Maringá, 08 e 09 de Junho de 2009.

Governo do Estado do Paraná. O Professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. A música como possibilidade de desenvolvimento humano. Produção pedagógica. Volume I, 2010.

SILVA, A, S, da.; Souza, A. O. Política educacional no Brasil: do império à república. Rios Eletrônica- Revista Científica da FASETE ano 5 n. 5 dezembro de 201.

MOREIRA, A. C.; SANTOS, H.; COELHO, I.S. A música na sala de aula - a música como recurso didático. UNISANTA Humanitas – p. 41-61; Vol. 3 nº 1, (2014).

MARIANAYAGAM, C. A. S.; VIRIATO, E. O. A obrigatoriedade do ensino de música na educação básica brasileira: uma análise do processo histórico-político. Travessias - Pesquisas em Educação, Cultura, Linguagem e Arte, v. 7, n. 1 (2013).

BRÉSCIA, V. L. P. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

FARIA, Márcia Nunes. A música, fator importante na aprendizagem. Assis chateaubriand – Pr, 2001. 40f.

Freire, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Downloads

Publicado

2018-10-09

Como Citar

Santos, B. M. (2018). MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1536

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra