FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA NA UFAC: AS CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES DO PIBID
Resumo
O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Física, da Universidade Federal do Acre (UFAC) foi implementado em Junho de 2017 como um projeto piloto financiado por recursos internos da própria universidade. O projeto em questão possui características que o diferencia dos demais, concedendo bolsa apenas aos graduandos, os futuros professores. O presente trabalho relata os desafios iniciais para implementação do Programa e as principais ações e conquistas desenvolvidas ao longo de sua execução, bem como os principais apontamentos dos bolsistas sobre as contribuições e limitações do Programa à sua formação. Os resultados mostram que o PIBID possibilitou aos alunos a experiência da prática docente, da preparação à regência das aulas. Além de proporcionar aos estudantes tomar conhecimento de diferentes metodologias de ensino e recursos didáticos disponíveis ao professor de física, bem como aplicá-las. O Programa ainda fomentou trabalhos no tripé da universidade, com ações no ensino, pesquisa e extensão.Referências
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