CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DO I CONGRESSO DE FÍSICA DO ACRE

  • Ynara Gabrielly Magalhães Rocha Universidade Federal do Acre
  • Bianca Martins Santos Universidade Federal do Acre
  • Antônio Romero da Costa Pinheiro Universidade Federal do Acre

Resumo

O trabalho apresenta a avaliação dos participantes do I Congresso de Física do Acre, promovido pelo curso de Licenciatura em Física e Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal do Acre. O objetivo é investigar o ponto de vista dos alunos e comunidade externa à universidade quanto as atividades apresentadas no evento, bem como analisar os pontos positivos e negativos do evento e indagar de que forma estes podem ser melhorados. A análise foi baseada em questionário com perguntas abertas e fechadas, para mensurar a opinião dos participantes, quanto à qualidade e as sugestões para os próximos. Como resultado, os participantes do evento se mostraram satisfeitos com a programação, observando a importância da divulgação do conhecimento científico e aperfeiçoamento para novas metodologias quanto ao ensino de física e física aplicada.

Biografia do Autor

Ynara Gabrielly Magalhães Rocha, Universidade Federal do Acre
Discente do Curso de Licenciatura em Física da UFAC e bolsista PIBITI.
Bianca Martins Santos, Universidade Federal do Acre
Atualmente é professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), onde atua como coordenadora do programa de pós-graduação do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF/ Polo 59), vice coordenadora do curso de licenciatura em física e docente vinculada ao Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPECIM). No momento, coordena o subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) financiado pela Capes que teve início em Agosto de 2018. Possui Pós-Doutorado (2016), no Instituto de Física, na Universidade Federal Fluminense (I.F.U.F.F.), Doutorado (2015) em Física Nuclear Teórica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado (2011) em Engenharia nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e graduação em Licenciatura em Física (2008) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Desenvolve pesquisa na área de Ensino de Física e em Física Nuclear Teórica; e projetos de extensão na área de formação inicial e continuada de professores de física.
Antônio Romero da Costa Pinheiro, Universidade Federal do Acre
Graduação em Física (2010) pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Formação complementar (2011): Projeto Erasmus Mundus 17 na Universidade de Milão - UNIMI. Possui mestrado em Física (2013) na Universidade Federal Fluminense - UFF, onde desenvolveu pesquisas na área de Óptica Quântica e Informação Quântica. Doutorado em Fisica (2016) pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF. No doutoramento desenvolveu pesquisas na área de Física de Nuclear com ênfase em reações nucleares de spallation, onde estudou as colisões próton-núcleos nas faixas de energia de interesse para aplicações terapêuticas e em reatores baseado em ADS. Atualmente é professor na Universidade Federal do Acre, no Departamento de Física. Pesquisa nas áreas de Física Nuclear, Óptica e Informação Quântica e Ensino de Física. Trabalha no desenvolvimento de novas ferramentas educacionais para o ensino de física a distância do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

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Publicado
2020-01-06
Como Citar
Rocha, Y. G. M., Santos, B. M., & Pinheiro, A. R. da C. (2020). CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DO I CONGRESSO DE FÍSICA DO ACRE. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological , 6(2), 40-54. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2424
Seção
Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra