MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
Abstract
O presente trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência com o uso de música como recurso didático para o ensino de física, especificamente sobre o conteúdo de impulso e quantidade de movimento. A atividade foi aplicada na escola Dr. Santiago Dantas em Rio Branco-AC, com os alunos do 1° ano do ensino médio, por graduandos do curso de licenciatura em física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Física), da Universidade Federal do Acre (UFAC). Adotou-se como metodologia aulas expositivas e dialogadas, com o uso da música como recurso didático facilitador. A aula proposta segue uma sequência didática: (1) Apresentação dos conceitos e expressões sobre Quantidade de Movimento e Impulso com exemplos do cotidiano; (2) Discussão e resolução dos exercícios propostos; (3) Apresentação da música sobre o tema da aula; e (4) Aplicação de questionário para coleta de dados sobre a atividade. Os resultados foram satisfatórios, demonstrando que o uso da música contribuiu para a aprendizagem dos alunos, além de criar um ambiente agradável para estudar e aprender física.References
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