INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DAS PESQUISAS A NÍVEL LATO SENSU QUE ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS NA REGIÃO ARAGUAIA-XINGU
Resumen
São cada vez mais recorrentes, entre pesquisadores brasileiros, as investigações sobre o Ensino de Ciências. A influência dos cursos de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu no desenvolvimento dessas investigações é perceptível, uma vez que os grupos e projetos de pesquisa são limitados no país. O presente estudo tem por objetivo de analisar as pesquisas dos pós-graduandos do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências, publicadas em setembro de 2016, nos Anais da I Mostra de Trabalhos dos cursos de Especialização do IFMT Campus Confresa. A pesquisa caracteriza-se como um estado do conhecimento, descritivo e exploratório, por descrever as características das pesquisas sobre o Ensino de Ciências na região, dentro de categorias pré-estabelecidas. Foram analisados 33 trabalhos dos pós-graduandos do Curso Lato Sensu em Ensino de Ciências, considerando os seguintes aspectos: sexo dos autores, área do conhecimento, orientação, Locus da pesquisa, assunto abordado, principais referências, tipo de abordagem da pesquisa, técnica de coleta adotada e sujeitos envolvidos. Constatou-se que a maioria das pesquisas estão sendo desenvolvidas por mulheres, muitos deles somente um orientador, Ensino de Química e Ensino de Ciências foram as áreas mais recorrentes, o local onde estão sendo realizadas a maioria das pesquisas é o município de Confresa/MT, a maioria dos sujeitos investigados são os estudantes do Ensino Médio e do Ensino Fundamental. Conclui-se que a análise realizada permitiu ter uma visão sobre o Ensino de Ciências na região Araguaia-Xingu, bem como as tendências nas investigações dessa área e as lacunas a serem investigadas.
Citas
HARRES, J. B. S.; PIZZATO, M. C.; SEBASTIANY, A. P.; CENCI, D.; EIDELWEIN, G. M.; DIEHL, I. F.; MORS, M. F. As ideias dos alunos nas pesquisas de formação inicial de professores de ciências. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v. 18, p. 55-68, 2012.
BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: https://goo.gl/iErjUW acesso em: 08/11/2017
BRASIL. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 2008. Disponível em: https://goo.gl/8th9fE, acesso em: 08/11/2017
IFMT. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) referência 2015 a 2018, Resolução CONSUP nº 027 de 30 de junho de 2014. Disponível em: https://goo.gl/Q5M2Ln, acesso em: 08/11/2017
IFMT. Autorização de funcionamento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Ensino de Ciências, Resolução CONSUP nº 052 de 24 de junho de 2015. Disponível em: https://goo.gl/PiwWSt, acesso em: 16/12/2017
IFMT. Projeto Pedagógico de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Ensino de Ciências, PPC 2014. Disponível em: https://goo.gl/N6J3hU, acesso em: 08/11/2017
IFMT. Anais da 1ª Mostra de Trabalhos dos Cursos de Especialização do IFMT Campus Confresa, 17 de dezembro de 2016, Confresa. Realização Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso Confresa: IFMT, 2016. 195p. ISSN 2526-155X. Disponível em: https://goo.gl/Etzd4Q, acesso em: 08/11/2017
MOROSINI, M. C.; FERNANDES, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções in Revista Eletrônica: Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014. Disponível em: https://goo.gl/TQNA9Z, acesso em: 16/12/2017
TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11 (2), p. 273-297, 2012. Disponível em: https://goo.gl/wJT8vn, acesso em: 16/12/2017
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2012.
CHASSOT, A. A Ciência é masculina? São Leopoldo: Editora Unisinos, 2003
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica 1. ed./Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.