LÚDICO/HISTÓRIA EM QUADRINHOS: UMA NOVA FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE QUÍMICA
Resumen
No presente trabalho apresentamos alguns estudos onde mostramos que os jogos e as brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento cognitivo. Mostramos o jogo lúdico como uma ferramenta para o ensino, principalmente da Química. Assim, destacamos alguns jogos já utilizados e eficientes na área. O objetivo principal do estudo é usar a HQ (história em quadrinho) como um jogo lúdico nas aulas práticas no laboratório de ensino. Justificamos nossa decisão de trabalhar com o lúdico, visto que é uma área que vem crescendo e mostrando facilidade no ensino e aprendizado. A presente pesquisa teve como intuito, estimular, na disciplina de Química, a utilização com mais frequência os laboratórios. Por fim, podemos dizer que o resultado desta pesquisa foi muito satisfatório, já que foi possível mostrar que o jogo lúdico, como a HQ, pode ser uma ferramenta de auxílio ao professor no uso do laboratório no ensino médio.
Citas
PIAGET, J. A Formação do Símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
VYGOTSKY, L. S. Formação Social da Mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 5. ed. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 1993.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisa em administração, São Paulo, v. 1, p. 1, 1996.
SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas para o Ensino de Química. Goiânia-GO: Kelps, 2013.
CARDOSO, S. P.; COLINVAUX, D. Explorando a motivação para estudar química. Química Nova, v. 23, p. 401-404, 2000.
LUCA, A. G. D. O ensino de química e algumas considerações. Linhas (UDESC), Florianópolis, p. 09-19, 2001.
ROSA, M. I. P. O lugar da Química na escola: movimentos constitutivos da disciplina no cotidiano escolar. Ciência e Educação, v. 11, n. 2, p. 253-262, 2005.
LIMA, J. O. G.; BARBOSA, L. K. A. O ensino de química na concepção dos alunos do ensino fundamental: algumas reflexões. Revista Científica do Departamento de Química Exatas, v. 6, p. 33-48, 2015.