ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: POSSIBILIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA

Autores

  • Elisângela Fadul Dantas Secretaria de Estado de Educação – SEE
  • Josenilson da Silva Costa Secretaria de Estado de Educação – SEE http://orcid.org/0000-0002-5564-3105
  • Francisco Sidomar Oliveira da Silva Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Aline Andréia Nicolli Universidade Federal do Acre - UFAC

Palavras-chave:

Divulgação científica, Educação Básica, Espaços não formais.

Resumo

Os espaços não formais de ensino estão cada vez mais consolidados como lugar onde se divulga o conhecimento e que, embora se diferenciem das escolas, podem apresentar fortes características pedagógicas. Por isso, nos propusemos a estudar a seguinte questão de estudo: Quais as possibilidades de utilização dos espaços não formais de ensino, pela escola, com intuito  de promover a divulgação científica e a formação emancipatória de estudantes? Para isso, desenvolvemos uma pesquisa de abordagem qualitativa, pautada prioritariamente na realização de um estudo bibliográfico. Como resultado está a importância do trabalho articulado entre os espaços não formais de ensino, sejam institucionalizados ou não, e as instituições escolares, ressaltando suas contribuições para a divulgação científica e para o despertar nos estudantes, professores e comunidade em geral, o interesse pelo conhecimento científico, desempenhando papel na formação de cidadãos mais críticos, autônomos e participativos.

Biografia do Autor

Elisângela Fadul Dantas, Secretaria de Estado de Educação – SEE

MESTRADO em Ensino de Ciências e Matemática; ESPECIALIZAÇÃO em Literatura Infantil e GRADUADA em Pedagogia, ambos pela Universidade Federal do Acre - UFAC. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: PROFESSORA concursada pela Rede Estadual de Ensino, desde 1994. DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR, entre o período de 2003 a 2018, ministrando disciplinas pedagógicas nos cursos de Licenciatura. ASSESSORA PEDAGÓGICA na Secretaria de Estado de Educação e Esporte - SEE, de 2012 a 2018. ASSESSORA PEDAGÓGICA do Departamento de Gestão da Rede Escolar na Secretaria Municipal de Educação - SEME mediante Permuta entre SEE/SEME nos anos de 2019 e 2020, no município de Rio Branco, AC. ASSESSORA PEDAGÓGICA da Escola de Gastronomia e Hospitalidade/Miriam Assis Felício - Novembro de 2020. 

Josenilson da Silva Costa, Secretaria de Estado de Educação – SEE

Possui licenciatura em Química pela Universidade Federal do Acre (2015). Possui mestrado em Ensino de Ciência e Matemática, pela Universidade Federal do Acre (2016) ao passo que também é Mestre em Ciência, Inovação e Tecnologia (2017) pela Universidade Federal do Acre bem como é Especialista em BRAILLE e LIBRAS (2019) pela Faculdade Dom Alberto. Possui experiência no Ensino Infantil e Fundamental (SEME/AC) como Professor Mediador, no Ensino Médio (SEE/AC) como Professor de Química e no Ensino Superior (UFAC) como Professor do PARFOR na disciplina de Ensino de Ciências.

Francisco Sidomar Oliveira da Silva, Universidade Federal do Acre - UFAC

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (2013), e Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Acre (2014). Especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação pela Universidade Federal do Acre (2015), e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (2018). Doutorando em Educação para a Ciência, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" -UNESP/Bauru. Atualmente é servidor da Universidade Federal do Acre. Tem experiência nas áreas de Biologia e Ciências, com ênfase em Biologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia, ensino e aprendizagem, educação, ensino de ciências, ciências e educação de surdos. É membro do Gepecac - Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências - Acre, desde abril de 2016.

Aline Andréia Nicolli, Universidade Federal do Acre - UFAC

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura (1995), com Especialização em Metodologia do Ensino e Pesquisa em Biologia (1996), Mestrado (2001) e Doutorado (2009) em Educação e Pós-doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2011). Professora e Pesquisadora no Centro de Educação, Letras e Artes, da Universidade Federal do Acre, com experiência em Formação de professores, atuando, principalmente, com Ensino de Ciências, Epistemologia e Práticas Pedagógicas e Pesquisa em Educação. É docente no Curso de Pedagogia, desde 2006, e está credenciada no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, da Ufac, desde 2013. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências no Acre - Gepecac, desde 2010. É Editora de seção da Revista Scientia Naturalis, desde dezembro de 2018. Foi professora de Educação infantil (1992), Ensino fundamental - anos iniciais (1993 a 1994), Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio (Ciências e Química, respectivamente) (1994-1995 e depois de 1998 a 2001), nas redes municipal, estadual e particular de ensino. Foi Coordenadora de Ensino, na área de Ciências, na Secretaria Municipal de Educação - Concórdia - SC (1995 - 1998) Foi Professora de Ensino Superior (1997 a 2005) e Secretária Acadêmica, na Universidade do Contestado (2001 a 2005) Foi responsável pela Comissão Própria de Avaliação, na Uninorte. (2005) Foi Coordenadora do Curso de especialização em Coordenação Pedagógica, ofertado por meio do Programa Nacional Escola de Gestores (2012 a 2014). Atuou como Diretora de Apoio ao Desenvolvimento ao Ensino, na Ufac (2012 a 2014). Foi Coordenadora do Programa Nacional Escola de Gestores, da Ufac (2014 a 2016). Foi Pró-reitora de Assuntos Estudantis (2014 a 2015). Foi Pró-reitora de Graduação, da Universidade Federal do Acre (2015 a 2017). Foi Presidente do Comfor, na Ufac (2014 a 2018). Foi Secretária e Tesoureira da Abrapec - Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (2017 a 2019 e 2018 a 2020, respectivamente).

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

Dantas, E. F. ., Costa, J. da S., Silva, F. S. O. da ., & Nicolli, A. A. . (2021). ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO: POSSIBILIDADES DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E FORMAÇÃO EMANCIPATÓRIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(2), 594–612. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4733

Edição

Seção

Ciências Humanas