SABERES POPULARES COMO ALTERNATIVA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA AO ENSINO TRADICIONAL DE QUÍMICA
Resumo
A cultura popular e o conhecimento cultural passaram a ser considerados na orientação dos currículos de ciências. Dessa forma, é inadequado exigir que os alunos estudem somente o conhecimento científico muitas vezes descontextualizado, abandonando formas de produção do conhecimento vinculadas às suas raízes e às suas culturas. Nessa perspectiva, este trabalho foi desenvolvido de modo a valorizar os saberes populares envolvidos nas etapas de produção de uma bebida denominada gengibirra. Este trabalho, tem por objetivo apresentar o processo de produção da referida bebida e sob à luz do conhecimento científico associá-lo a possíveis conteúdos do ensino de química. Aplicamos o método de pesquisa etnográfica, utilizando a técnica da observação e a coleta de dados ocorreu sob a forma de entrevistas. A partir dos resultados obtidos, constatamos que o objetivo do trabalho foi alcançado, pois foi possível relacionar os processos de produção da gengibirra com os conteúdos do ensino de química.
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