SABERES POPULARES COMO ALTERNATIVA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA AO ENSINO TRADICIONAL DE QUÍMICA

Autores

  • Josina Barroso de Queiroz Universidade Federal do Acre
  • Alexandre Alvarenga Santana Universidade Federal do Acre
  • Marcio Marcelino da Costa Universidade Federal de Acre

Resumo

A cultura popular e o conhecimento cultural passaram a ser considerados na orientação dos currículos de ciências. Dessa forma, é inadequado exigir que os alunos estudem somente o conhecimento científico muitas vezes descontextualizado, abandonando formas de produção do conhecimento vinculadas às suas raízes e às suas culturas. Nessa perspectiva, este trabalho foi desenvolvido de modo a valorizar os saberes populares envolvidos nas etapas de produção de uma bebida denominada gengibirra. Este trabalho, tem por objetivo apresentar o processo de produção da referida bebida e sob à luz do conhecimento científico associá-lo a possíveis conteúdos do ensino de química. Aplicamos o método de pesquisa etnográfica, utilizando a técnica da observação e a coleta de dados ocorreu sob a forma de entrevistas. A partir dos resultados obtidos, constatamos que o objetivo do trabalho foi alcançado, pois foi possível relacionar os processos de produção da gengibirra com os conteúdos do ensino de química.

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Publicado

2017-07-17

Como Citar

Queiroz, J. B. de, Santana, A. A., & Costa, M. M. da. (2017). SABERES POPULARES COMO ALTERNATIVA DE PRÁTICA PEDAGÓGICA AO ENSINO TRADICIONAL DE QUÍMICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1136

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Biológicas

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