PENSAR A IMAGEM NA ESCOLA: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO ENSINO-IMAGEM- APRENDIZAGEM
Keywords:
Imagem; Letramento Visual; Desautomatização do Olhar.Abstract
No século XXI, as relações de ensino e aprendizagem encontram-se profundamente imersas em um mundo cercado por imagens. Nessa perspectiva, temos como objetivo neste texto refletir sobre os modos como teoria e prática se entrelaçam para criar novas propostas de abordagem das visualidades na sala de aula, concebendo o letramento visual como um elemento basilar para uma educação mais crítica e comprometida socialmente. Para refletir sobre o alcance das imagens nas atividades em sala de aula, dialogamos com autores como Mellot (2015), Mondzain (2015) e Maffesoli (1995). As reflexões sobre o letramento visual e a alfabetização visual têm como base os apontamentos de Magda Soares (1998; 2004), Angela Kleiman (1995; 2005), Roxane Rojo (1996; 2009) e Santaella (2012) associadas à noção de visual literacy de Newman e Ogle (2019). Tecemos, ainda, um diálogo com as ideias de Belmiro (2000), a fim de discutir os alcances e limites do uso das imagens nos livros didáticos de Língua Espanhola e Língua Portuguesa. Constatamos que o trabalho com as imagens se torna essencial para uma aprendizagem mais sistematizada das práticas de letramento na escola, auxiliando nossos estudantes a desenvolverem novos olhares sobre as práticas de produção, circulação e construção de sentidos em torno das imagens.
References
INIESTA, Soledad Caravaca. Pequeños pintores en acción: Joan Miró, Pablo Picasso, Salvador Dalí, Wassily Kandinsk. Región de Murcia: Consejería de Educación, Juventud y Deportes, 2018.
GALEANO, Eduardo. El libro de los abrazos. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2010.
LELOUP, J-Y. O ícone: uma escola do olhar. Trad. Martha Gouveia da Cruz. São Paulo: Editora da UNESP, 2006.
MELLOT, M. Uma breve história...da imagem. Trad. Aníbal Augusto Alves. Farmalicão: Edições Húmus, 2015.
MONDZAIN, Marie-José. “A imagem entre proveniência e destinação”. In: ALLOA, Emmanuel. (Org.) Pensar a imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
MAFFESOLI, M. A Contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios Ed., 1995.
SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica,1998.
MONDZAIN, Marie-José. A imagem pode matar? Lisboa: Vega, 2009.
SOARES, Magda. Alfabetização e letramento. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Campinas: Cefiel - Unicamp; MEC, 2005.
ROJO, R. H. R. (Org.). Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campinas: Mercado de Letras, 1996.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
NEWMAN, Mark; OGLE, Donna. Visual Literacy: reading, thinking, and communicating with visuals. London/New York: Rowman and Littlefield, 2019.
BELMIRO, C. A. Letramento Visual. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/letramento-visual. Acesso em 05 de jul. de 2020.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
BELMIRO, C. Imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de português. Educ. Soc., Campinas, v. 21, n. 72, p. 11-31, agosto de 2000.
ORLANDI, Eni P. “O inteligível, o interpretável, o compreensível”. In: ORLANDI, Eni P. Discurso e leitura. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da Unicamp, 1993.
Downloads
Published
Versions
- 2021-06-29 (2)
- 2021-06-29 (1)