PENSAR A IMAGEM NA ESCOLA: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO ENSINO-IMAGEM- APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Imagem; Letramento Visual; Desautomatização do Olhar.Resumo
No século XXI, as relações de ensino e aprendizagem encontram-se profundamente imersas em um mundo cercado por imagens. Nessa perspectiva, temos como objetivo neste texto refletir sobre os modos como teoria e prática se entrelaçam para criar novas propostas de abordagem das visualidades na sala de aula, concebendo o letramento visual como um elemento basilar para uma educação mais crítica e comprometida socialmente. Para refletir sobre o alcance das imagens nas atividades em sala de aula, dialogamos com autores como Mellot (2015), Mondzain (2015) e Maffesoli (1995). As reflexões sobre o letramento visual e a alfabetização visual têm como base os apontamentos de Magda Soares (1998; 2004), Angela Kleiman (1995; 2005), Roxane Rojo (1996; 2009) e Santaella (2012) associadas à noção de visual literacy de Newman e Ogle (2019). Tecemos, ainda, um diálogo com as ideias de Belmiro (2000), a fim de discutir os alcances e limites do uso das imagens nos livros didáticos de Língua Espanhola e Língua Portuguesa. Constatamos que o trabalho com as imagens se torna essencial para uma aprendizagem mais sistematizada das práticas de letramento na escola, auxiliando nossos estudantes a desenvolverem novos olhares sobre as práticas de produção, circulação e construção de sentidos em torno das imagens.
Referências
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