CONSTRUÇÃO DE UM JOGO PARA REALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM O USO DE MÉTODOS ATIVOS DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ana Alves Nogueira Centro Universitário Meta - UNIMETA
  • Brenda Geizielle Vasconcelos da Silva Centro Universitário Meta - UNIMETA
  • Fiama Lopes de Araújo Centro Universitário Meta - UNIMETA
  • Rayanne Solon de Souza Centro Universitário Meta - UNIMETA
  • Tayana Felix dos Santos Centro Universitário Meta - UNIMETA
  • Islany Pessoa Bezerra Centro Universitário Meta - UNIMETA
  • Oyatagan Levy Pimenta da Silva Centro Universitário Meta - UNIMETA

Resumo

A Educação Alimentar e Nutricional é um campo de ação da Segurança Alimentar e Nutricional e da Promoção da Saúde, e tem sido considerada uma estratégia para a prevenção e controle dos problemas nutricionais contemporâneos. As metodologias ativas são importantes instrumentos que auxiliam no desempenho do ensino/aprendizagem na educação alimentar e nutricional, e reforça o ensino em nutrição como uma forma de promoção a saúde da população tornando-se eficaz. A aplicação de atividades lúdicas, vem apresentando um efetivo desenvolvimento nos conhecimentos sobre alimentação e nutrição, na qual estimulam uma melhor compreensão dos assuntos abordados de uma forma aprazível. O objetivo deste artigo é descrever a experiência de construção de um jogo como ferramenta facilitadora na realização da Educação alimentar e Nutricional, com abordagem através de métodos ativos de aprendizagem, direcionadas a idosos diabéticos. Atualmente, existe um crescente aumento do Diabetes Mellitus em todo o mundo, o público idoso está mais susceptível, devido a diversos fatores como o envelhecimento populacional e uso excessivo de medicamentos de maneira inadequada. Com isso, o jofo poderá ser direcionador para promoção da aquisição de hábitos alimentares adequados e saudáveis, proporcionando assim, alternativas e recomendações nutricionais para maiores cuidados com idosos diagnosticados com Diabetes Mellitus.

Biografia do Autor

Oyatagan Levy Pimenta da Silva, Centro Universitário Meta - UNIMETA

Mestre em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2019). Especialista em Nutrição Esportiva com ênfase em Fisiologia do Exercício pela Faculdade Barão do Rio Branco - FAB (2016). Licenciado em Educação Física pelo Claretiano Centro Universitário (2019). Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2015). Antropometrista pela International Society for the Advancement of Kinanthropometry - ISAK - Nível 1 (2018). Atuou como Coordenador e Supervisor de Estágio do Curso Técnico em Nutrição e Dietética da Escola Técnica Maria Moreira da Rocha (2016-2018) e Nutricionista Clínico e Esportivo na Mais Academia (2016-2017). Atua como Professor do Ensino Superior no Centro Universitário Meta - UNIMETA, Membro dos Grupos de Pesquisas em Ciências Imunofisiológicas do Exercício e Saúde, Laboratório de Estudos e Pesquisas da Cultura do Corpo, Educação Física, Saúde e Lazer e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde. Membro do Centro de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer do Acre. Membro da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Referências

SILVA, R. H. M.; NEVES, F. S.; NETTO, M. P. Saúde do pré-escolar: uma experiência de educação alimentar e nutricional como método de intervenção. Revista de APS. v. 19. n. 2. 2017.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Marco de referência de educação alimentar e nutricional para as políticas públicas. Brasília, DF: A Secretaria, 2012.

MOREIRA, J. R.; RIBEIRO, J. B. P. Prática pedagógica baseada em metodologia ativa: aprendizagem sob a perspectiva do letramento informacional para o ensino na educação profissional. Outras Palavras. vol. 12. n. 2. 2016.

OLIVEIRA, A.M; MASIERO, F; SILVA, O. C.G; BARROS, S.G. Metodologias Ativas De Ensino E Aprendizagem Na Educação Alimentar E Nutricional Para Crianças: Uma Visão Nacional. Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, São Paulo. v.12. n.73. p.607-614. Set./Out. 2018. ISSN 1981- 9919.

CONTENTO, I. Nutrition education: linking research, theory, and practice. Subdury, MA: Jones and Bartlett Publisher; 2007.

COSCRATO G, PINA J.C, MELLO D.F. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paul. Enferm. 2010; 23(2):257-63.

MAGALHÃES, A. P. A.; MARTINS, K. C.; CASTRO, T. G. Educação alimentar e nutricional crítica: reflexões para intervenções em alimentação e nutrição na atenção primária à saúde. REME, 16(3): p. 468-470, jul.-set. 2012.

SILVA, I. K. O; MORAIS II, M.J.O. Desenvolvimento de Jogos Educacionais no apoio do Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental. Holos, Ano 27, v. 5, 2001.

LINDEN, S. Educação Nutricional: algumas ferramentas de ensino. São Paulo: Livraria Varela, 2015.

Downloads

Publicado

2021-06-29

Como Citar

Ana Alves Nogueira, Brenda Geizielle Vasconcelos da Silva, Fiama Lopes de Araújo, Rayanne Solon de Souza, Tayana Felix dos Santos, Islany Pessoa Bezerra, & Silva, O. L. P. da. (2021). CONSTRUÇÃO DE UM JOGO PARA REALIZAÇÃO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM O USO DE MÉTODOS ATIVOS DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 970–976. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4297

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)