PRODUTO EDUCACIONAL DE JOGOS E RECREAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA ORIENTADORA PARA ATIVIDADES EM CASA

Autores

  • Oyatagan Levy Pimenta da Silva Universidade Federal do Acre – UFAC, Rio Branco, Acre, Brasil
  • Thayla Natacha dos Santos Almeida Centro Universitário Estácio Meta de Rio Branco – UNIMETA, Rio Branco, Acre, Brasil
  • Deusmar Vieira de Souza Neto Centro Universitário Estácio Meta de Rio Branco – UNIMETA, Rio Branco, Acre, Brasil
  • Rively Pereira Coutinho Centro Universitário Estácio Meta de Rio Branco – UNIMETA, Rio Branco, Acre, Brasil
  • Angela da Silva Sampaio Centro Universitário Estácio Meta de Rio Branco – UNIMETA, Rio Branco, Acre, Brasil
  • Anna Lúcia da Silva Centro Universitário Estácio Meta de Rio Branco – UNIMETA, Rio Branco, Acre, Brasil

Palavras-chave:

Jogos e Recreação, Saúde, Atividades Lúdicas

Resumo

As atividades de recreação são um impulsor à uma aprendizagem, agradável e recreativa, esta maneira de aprender faz com que as crianças percebam com mais facilidade e pratiquem com mais alegria, conhecendo a importância das práticas corporais e do movimento. Com o intuito de auxiliar os pais e responsáveis de crianças com entregas de cartilhas, na estratégia de promover orientação sobre as crianças ao qual permanecem dentro de casa sem se exercitar. A realização de atividades lúdicas e recreativas estimulam a criatividade, inteligência, habilidades motoras, entre outras. A cartilha é composta por 8 brincadeiras ilustradas com imagens e descrição das regras. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de elaborar uma cartilha orientadora com brincadeiras e jogos para crianças com práticas em casa.

Biografia do Autor

Oyatagan Levy Pimenta da Silva, Universidade Federal do Acre – UFAC, Rio Branco, Acre, Brasil

Mestre em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2019). Especialista em Nutrição Esportiva com ênfase em Fisiologia do Exercício pela Faculdade Barão do Rio Branco - FAB (2016). Licenciado em Educação Física pelo Claretiano Centro Universitário (2019). Bacharel em Nutrição pela Universidade Federal do Acre - UFAC (2015). Antropometrista pela International Society for the Advancement of Kinanthropometry - ISAK - Nível 1 (2018). Atuou como Coordenador e Supervisor de Estágio do Curso Técnico em Nutrição e Dietética da Escola Técnica Maria Moreira da Rocha (2016-2018) e Nutricionista Clínico e Esportivo na Mais Academia (2016-2017). Atua como Professor do Ensino Superior no Centro Universitário Meta - UNIMETA, Membro dos Grupos de Pesquisas em Ciências Imunofisiológicas do Exercício e Saúde, Laboratório de Estudos e Pesquisas da Cultura do Corpo, Educação Física, Saúde e Lazer e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Multidisciplinares em Políticas, Avaliação e Atenção em Saúde. Membro do Centro de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e de Lazer do Acre. Membro da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Referências

[1] MCMURRAY, R.G. Nível de atividades físicas em crianças. Revista brasileira de atividade física e saúde vol. 2. n.3, 1997. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/1133/1328. Acessado em: 29/11/2020.

[2] KATCH, F. I; MCARDLE, W. D. Nível de atividades físicas em crianças. Revista brasileira de atividade física e saúde vol. 2. n.3, 1997. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/1133/1328. Acessado em: 29/11/2020.

[3] AGUIAR, J. S. A importância das atividades recreativas nas aulas de educação física no processo ensino aprendizagem. Unifacvest. Disponível em: https://www.unifacvest.edu.br/assets/uploads/files/arquivos/a28ac-santos,-djenifer-sabrina-esquelce-dos.-a-importancia-das-atividades-recreativas-nas-aulas-...-.-lages,-unifacvest,-2016_2.-curso-de-educacao-fisica..pdf. Acessado em: 30/11/2020.

[4] VERDERI, E. A importância das atividades recreativas nas aulas de educação física no processo ensino aprendizagem. Unifacvest. Disponível em: https://www.unifacvest.edu.br/assets/uploads/files/arquivos/a28ac-santos,-djenifer-sabrina-esquelce-dos.-a-importancia-das-atividades-recreativas-nas-aulas-...-.-lages,-unifacvest,-2016_2.-curso-de-educacao-fisica..pdf. Acessado em: 28/11/2020.

[5] ALMEIDA, P. N; RODRIGUES, M. Atividades lúdicas e recreativas na educação infantil. Unifacvest. Disponível em: https://www.unifacvest.edu.br/assets/uploads/files/arquivos/d2bf7-fonseca,-vivian-de-oliveira.-atividades-ludicas-e-recreativas-na-educacao-infantil.-lages-unifacvest.-tcc-curso-de-licenciatura-em-educacao-fisica.-defe.pdf. Acessado em: 29/11/2020.

[6] PIAGET, J. Atividades lúdicas e recreativas na educação infantil. Unifacvest. Disponível em: https://www.unifacvest.edu.br/assets/uploads/files/arquivos/d2bf7-fonseca,-vivian-de-oliveira.-atividades-ludicas-e-recreativas-na-educacao-infantil.-lages-unifacvest.-tcc-curso-de-licenciatura-em-educacao-fisica.-defe.pdf. Acessado em: 29/11/2020.

[7] NILES, R.P.J.; SOCHA, K. Ágora: R. Divulg. Cient., v. 19, n. 1, p. 80-94, jan./jun. 2014 (ISSNe 2237-9010). Disponível em: http://www.periodicos.unc.br/index.php/agora/article/view/350. Acessado em: 29/11/2020.

[8] SILVA, I.K.O; MORAIS II, M.J.O. Desenvolvimento de Jogos Educacionais no apoio do Processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental. Holos, Ano 27, v. 5, 2001. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/705/493. Acessado em: 02/12/2020.

Downloads

Publicado

2023-09-17

Como Citar

Silva, O. L. P. da, Almeida, T. N. dos S. ., Souza Neto, D. V. de ., Coutinho, R. P. ., Sampaio, A. da S. ., & Silva, A. L. da. (2023). PRODUTO EDUCACIONAL DE JOGOS E RECREAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UMA CARTILHA ORIENTADORA PARA ATIVIDADES EM CASA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 10(1), 204–209. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4497

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)