APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO INTEGRADO COM FOCO NA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL DE GÊNEROS DISCURSIVOS

Autores

  • José Eliziário de Moura
  • Ana Lúcia Vidal Barros Instituto Federal do Acre
  • Ana Meire Alves da Silva Instituto Federal do Acre

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar o resultado de experiências de ensino e aprendizagem do espanhol com alunos do 3º ano Informática para Internet do Ensino Médio Integrado (EMI) pelo viés das metodologias ativas. Compartilha-se estratégias pedagógicas utilizadas a partir da leitura de imagens que resultaram na produção de gêneros discursivos, visando refletir sobre a aplicação de alternativas engajadas e voltadas ao aprendizado da língua estrangeira em estudo. Trata-se de uma abordagem qualitativa na pesquisa ação, que visou organizar os discursos produzidos pelos discentes. O referencial teórico está fundamentado pela Análise Dialógica do Discurso (ADD) do Círculo de Bakhtin presente em Brait (2006), Volóchinov (2017), Faraco (2009), e, também em Zabala (1998) que aborda as práticas educativas no contexto de formação integral. Os resultados apontam para a aquisição de habilidades de leitura, compreensão e interpretação da linguagem imagética com possibilidades do desenvolvimento de competências na produção escrita em espanhol.

Palavras-chave: Metodologia ativa; Ensino do espanhol; Gêneros discursivos; Análise Dialógica do Discurso.

Biografia do Autor

José Eliziário de Moura

Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – (IFAC). Ac. Br. DIREN. ORCID 0000.0001.9375-4941 https://orcid.org/

Ana Lúcia Vidal Barros , Instituto Federal do Acre

Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – (IFAC). Ac. Br. DIRGE. ORCID 0009-0003-    3356-4582. https://orcid.org/ . E-mail: ana.barros@ifac.edu.br   Lattes - http://lattes.cnpq.br/2697867503810406

Ana Meire Alves da Silva, Instituto Federal do Acre

Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – (IFAC). Ac. Br.  DIREN  - ORCID 0000-0001-5292-430X.  https://orcid.org/0000-0001-5292-430X   http://lattes.cnpq.br/2597051118975570

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

de Moura , J. E. ., Lúcia Vidal Barros , A. ., & Meire Alves da Silva, A. . (2024). APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO INTEGRADO COM FOCO NA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL DE GÊNEROS DISCURSIVOS. Revista Geadel, 5(1), 67–88. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7536