E POR FALAR EM ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, AINDA HÁ MUITO A SER DITO PARA QUE O ECO DA TEORIA REPOUSE NA PRÁTICA
Resumen
A discussão apresentada neste texto encampa e dá continuidade a apresentada em Sousa e Lima (2023), com o objetivo de discutir a relação entre leitura, escrita e práticas sociais, a partir de uma aproximação conceitual entre a alfabetização e o letramento, contribuindo para elucidar o trabalho pedagógico em contextos de ensino e aprendizagem, a partir de uma compreensão da relevância social e acadêmica de tais questões. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de cunho exploratório e bibliográfico (Chizzotti, 2014; Gil, 2019). A discussão aponta para a necessidade de a escola adotar uma postura mediadora no ensino da leitura e da escrita, com foco na dimensão social de seus usos. Nesse sentido, uma leitura integrativa desses processos considera a dinâmica de suas funcionalidades e dinamicidades cotidianas. Urge, portanto, nesse cenário, uma concepção sócio-histórica, ideológica e cultural sobre essas práticas, como possibilidade de construção da dignidade humana e da cidadania.
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