INTERSECÇÕES ENTRE FOTONOVELA, LITERATURA E ENSINO
UMA VIAGEM ENTRE O PASSADO E O PRESENTE
Resumen
O artigo realiza um levantamento introdutório à questão de uma possível existência do gênero literário denominado fotonovela. Apresenta, ao mesmo tempo, pequeno histórico da composição, produção e publicação das fotonovelas no Brasil. Demonstra a questão das traduções do italiano, a contribuição do Brasil ao gênero, levanta os pontos positivos e negativos dessa vasta obra que une fotografia e texto e, finalmente, relata o apogeu e a decadência da edição e do consumo das fotonovelas, terminando por demonstrar que atualmente esse gênero, considerado pelos autores como uma manifestação artístico-literária que teve o seu valor no tempo e no espaço, segue uma tendência de aproveitamento da sua técnica para a divulgação de conteúdos didáticos, colaborando o ensino e a aprendizagem contemporâneos. A motivação pelo estudo dos temas propostos por docentes, o incentivo ao estudo e à criatividade dos alunos são os resultados melhores do gênero nos dias atuais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Geadel
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.