INTERSECÇÕES ENTRE FOTONOVELA, LITERATURA E ENSINO

UMA VIAGEM ENTRE O PASSADO E O PRESENTE

Autores/as

  • Dennys Silva-Reis UFAC
  • Sidney Barbosa

Resumen

O artigo realiza um levantamento introdutório à questão de uma possível existência do gênero literário denominado fotonovela. Apresenta, ao mesmo tempo, pequeno histórico da composição, produção e publicação das fotonovelas no Brasil. Demonstra a questão das traduções do italiano, a contribuição do Brasil ao gênero, levanta os pontos positivos e negativos dessa vasta obra que une fotografia e texto e, finalmente, relata o apogeu e a decadência da edição e do consumo das fotonovelas, terminando por demonstrar que atualmente esse gênero, considerado pelos autores como uma manifestação artístico-literária que teve o seu valor no tempo e no espaço, segue uma tendência de aproveitamento da sua técnica para a divulgação de conteúdos didáticos, colaborando o ensino e a aprendizagem contemporâneos. A motivação pelo estudo dos temas propostos por docentes, o incentivo ao estudo e à criatividade dos alunos são os resultados melhores do gênero nos dias atuais.

Publicado

2024-07-29

Cómo citar

Silva-Reis, D., & Barbosa, S. (2024). INTERSECÇÕES ENTRE FOTONOVELA, LITERATURA E ENSINO: UMA VIAGEM ENTRE O PASSADO E O PRESENTE. Revista Geadel, 5(1), 34–45. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7484