INTERSECÇÕES ENTRE FOTONOVELA, LITERATURA E ENSINO
UMA VIAGEM ENTRE O PASSADO E O PRESENTE
Abstract
O artigo realiza um levantamento introdutório à questão de uma possível existência do gênero literário denominado fotonovela. Apresenta, ao mesmo tempo, pequeno histórico da composição, produção e publicação das fotonovelas no Brasil. Demonstra a questão das traduções do italiano, a contribuição do Brasil ao gênero, levanta os pontos positivos e negativos dessa vasta obra que une fotografia e texto e, finalmente, relata o apogeu e a decadência da edição e do consumo das fotonovelas, terminando por demonstrar que atualmente esse gênero, considerado pelos autores como uma manifestação artístico-literária que teve o seu valor no tempo e no espaço, segue uma tendência de aproveitamento da sua técnica para a divulgação de conteúdos didáticos, colaborando o ensino e a aprendizagem contemporâneos. A motivação pelo estudo dos temas propostos por docentes, o incentivo ao estudo e à criatividade dos alunos são os resultados melhores do gênero nos dias atuais.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Academic Journal Geadel
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.