O LETRAMENTO CRÍTICO NA AULA DE PORTUGUÊS EM UMA UNIDADE SOCIOEDUCATIVA DO PARÁ

Autores/as

  • Jane Miranda Alves Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA)

Resumen

A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2022 com alunos da 3ª e 4ª etapas pertencentes a uma escola socioeducativa localizada no município de Ananindeua, no Pará. O objetivo é traçar uma linha de ensino e aprendizagem que proporcione maior conscientização dos socioeducandos sobre o meio ambiente. Então, as atividades propostas consideraram o Design Multimodal (NLG, 1996) atrelado aos Processos de Conhecimento relacionados ao Letramento Crítico (KALANTZIS et al. [2012] 2020, PENNYCOOK, 2004; 2006), culminando na produção de uma propaganda. Tais atividades ganharam um tratamento multi/inter/transdisciplinar (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008) à medida que: a) conjugam uma abordagem qualitativa voltada à pesquisa-ação socialmente crítica (TRIPP, 2005) à Linguística Aplicada (TARONE, 2015; MOITA LOPES, 2006; CELANI, 1992); b) estão inseridas dentro de uma prática situada e problematizadora (PENNYCOOK, 2004; 2006). A postura política crítica dos discentes está na forma como respondem ativamente às etapas propostas em sala, aplicando criativamente os conhecimentos adquiridos.

Biografía del autor/a

Jane Miranda Alves , Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA)

Secretaria de Educação do Estado do Pará. Professora licenciada em Letras e Literaturas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), pós-graduada pela UFPA (Especialização em Ensino-Aprendizagem de Português- 1998, Mestrado em Letras- 2009) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ (Doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada- 2022). Trabalha na Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC) desde 1999 e está na Socio educação desde junho/2022

Publicado

2023-12-29

Cómo citar

Miranda Alves , J. (2023). O LETRAMENTO CRÍTICO NA AULA DE PORTUGUÊS EM UMA UNIDADE SOCIOEDUCATIVA DO PARÁ. Revista Geadel, 4(02), 31–45. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7137