O LETRAMENTO CRÍTICO NA AULA DE PORTUGUÊS EM UMA UNIDADE SOCIOEDUCATIVA DO PARÁ

Authors

  • Jane Miranda Alves Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA)

Abstract

A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2022 com alunos da 3ª e 4ª etapas pertencentes a uma escola socioeducativa localizada no município de Ananindeua, no Pará. O objetivo é traçar uma linha de ensino e aprendizagem que proporcione maior conscientização dos socioeducandos sobre o meio ambiente. Então, as atividades propostas consideraram o Design Multimodal (NLG, 1996) atrelado aos Processos de Conhecimento relacionados ao Letramento Crítico (KALANTZIS et al. [2012] 2020, PENNYCOOK, 2004; 2006), culminando na produção de uma propaganda. Tais atividades ganharam um tratamento multi/inter/transdisciplinar (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008) à medida que: a) conjugam uma abordagem qualitativa voltada à pesquisa-ação socialmente crítica (TRIPP, 2005) à Linguística Aplicada (TARONE, 2015; MOITA LOPES, 2006; CELANI, 1992); b) estão inseridas dentro de uma prática situada e problematizadora (PENNYCOOK, 2004; 2006). A postura política crítica dos discentes está na forma como respondem ativamente às etapas propostas em sala, aplicando criativamente os conhecimentos adquiridos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Jane Miranda Alves , Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC/PA)

Secretaria de Educação do Estado do Pará. Professora licenciada em Letras e Literaturas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), pós-graduada pela UFPA (Especialização em Ensino-Aprendizagem de Português- 1998, Mestrado em Letras- 2009) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ (Doutorado pelo Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada- 2022). Trabalha na Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC) desde 1999 e está na Socio educação desde junho/2022

Published

2023-12-29

How to Cite

Miranda Alves , J. (2023). O LETRAMENTO CRÍTICO NA AULA DE PORTUGUÊS EM UMA UNIDADE SOCIOEDUCATIVA DO PARÁ. Academic Journal Geadel, 4(02), 31–45. Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7137