O LETRAMENTO CRÍTICO NA AULA DE PORTUGUÊS EM UMA UNIDADE SOCIOEDUCATIVA DO PARÁ
Abstract
A pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2022 com alunos da 3ª e 4ª etapas pertencentes a uma escola socioeducativa localizada no município de Ananindeua, no Pará. O objetivo é traçar uma linha de ensino e aprendizagem que proporcione maior conscientização dos socioeducandos sobre o meio ambiente. Então, as atividades propostas consideraram o Design Multimodal (NLG, 1996) atrelado aos Processos de Conhecimento relacionados ao Letramento Crítico (KALANTZIS et al. [2012] 2020, PENNYCOOK, 2004; 2006), culminando na produção de uma propaganda. Tais atividades ganharam um tratamento multi/inter/transdisciplinar (LANKSHEAR; KNOBEL, 2008) à medida que: a) conjugam uma abordagem qualitativa voltada à pesquisa-ação socialmente crítica (TRIPP, 2005) à Linguística Aplicada (TARONE, 2015; MOITA LOPES, 2006; CELANI, 1992); b) estão inseridas dentro de uma prática situada e problematizadora (PENNYCOOK, 2004; 2006). A postura política crítica dos discentes está na forma como respondem ativamente às etapas propostas em sala, aplicando criativamente os conhecimentos adquiridos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Academic Journal Geadel
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.