TIRA EM QUADRINHOS NA PERSPECTIVA DIALÓGICA
UMA ABORDAGEM DISCURSIVA
DOI:
https://doi.org/10.29327/269116.4.1-6Palabras clave:
Abordagem dialógica; Gênero; Tira em quadrinhos.Resumen
RESUMO
Para Elaboração desse estudo, fomos impulsionados à seguinte questão de pesquisa: De que forma o gênero Tira em quadrinhos pode ser trabalhado em turmas do Ensino Médio tendo como parâmetro a abordagem dialógica? Nossa hipótese é que a abordagem dialógica pode conferir ao gênero Tira em quadrinhos a possibilidade de ser trabalhado de forma dinâmica e estratégica, tendo em vista que oferece aos leitores e analistas uma multiplicidade de maneiras de trabalhar. Nesse sentido, seguindo o parâmetro das dimensões do gênero desenvolvidas por Bakhtin no ensaio Gêneros do discurso (2006), não serão identificados apenas elementos isolados, mas o conteúdo, a forma composicional e o estilo em conjunto. O objetivo Geral de nossa proposta é apresentar uma proposta metodológica de como se analisar o gênero Tira em quadrinhos em abordagem dialógica.
Citas
ALMEIDA, Maria de Fátima. Linguagem e Leitura: movimentos discursivos do leitor na construção do sentido do texto na sala de aula de 5ª série. Tese (Doutorado em Letras e Linguística). Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, 2004.
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola editorial, 2007.
BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofia do ato responsável. 1ª. ed. Holquist, 1993.
BAKHTIN, Mikhail M. Estética da Criação Verbal. [tradução feita a partir do russo; tradução Paulo Bezerra]. 5ª.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BAKHTIN, Mikhail. Questões de estilística no ensino da língua. Tradução, posfácio e notas de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: 34, 2013b [1934].
BAKHTIN, Mikhail M. Teoria do romance I: a estilística. Trad./prefácio Paulo Bezerra. São Paulo: Contexto, 2015.
BRAIT, Beth. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin – outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006, p. 9-32.
FRANCELINO, Pedro Farias (Org). Teoria dialógica do discurso: exercícios de reflexão e de análise. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 4a ed. Rio de Janeiro: Record, 1997.
LEAL, José Luciano Marculino; SANTANA, Wilder Kleber Fernandes; FRANCELINO, Pedro Farias. O Sermão da Montanha em perspectiva dialógica. Diálogo das Letras, v. 9, 2020, p. 1-20.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Editora Atlas, 1992. 4a ed.
MEDVIÉDEV, Pável. A linguagem poética como objeto da poética. In: O método formal nos estudos literários: Introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução de Sheila Camargo Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2016 [1928]. p. 131-163.
RENFREW, Alastair. Mikhail Bakhtin. Tradução de Marcos Marcionillo. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2017.
SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de. Da linguística estrutural à linguística da enunciação: um percurso histórico-ideológico. In: SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de. Relações linguísticas e axio(dia)lógicas: sobre linguagem e enunciação. João Pessoa: Ideia, 2019.
SANTANA, Wilder Kleber Fernandes de; MIOTELLO, Valdemir. O dialogismo como potencial teórico-metodológico ao ensino (de literatura): no horizonte de Bakhtin e o Círculo. Revista Educação e Linguagens, v. 9, n. 16, p. 53-69, 2020.
VIEIRA, Francisco Eduardo. Gramáticas brasileiras contemporâneas do português: linhas de continuidade e movimentos de ruptura com o paradigma tradicional de gramatização. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, CAC. Letras, 2015.
VOLOCHÍNOV, V. N. (círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem - Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo – Ensaio introdutório de Sheila Grillo. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Geadel
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.