TIRA EM QUADRINHOS NA PERSPECTIVA DIALÓGICA

UMA ABORDAGEM DISCURSIVA

Autores/as

  • Ana Elizabeth Lira da Costa Pereira Universidade Estadual da Paraíba
  • Rômulo Dantas de Sousa UNIFIP
  • Wilder Kleber Fernandes de Santana Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.29327/269116.4.1-6

Palabras clave:

Abordagem dialógica; Gênero; Tira em quadrinhos.

Resumen

RESUMO

Para Elaboração desse estudo, fomos impulsionados à seguinte questão de pesquisa: De que forma o gênero Tira em quadrinhos pode ser trabalhado em turmas do Ensino Médio tendo como parâmetro a abordagem dialógica? Nossa hipótese é que a abordagem dialógica pode conferir ao gênero Tira em quadrinhos a possibilidade de ser trabalhado de forma dinâmica e estratégica, tendo em vista que oferece aos leitores e analistas uma multiplicidade de maneiras de trabalhar. Nesse sentido, seguindo o parâmetro das dimensões do gênero desenvolvidas por Bakhtin no ensaio Gêneros do discurso (2006), não serão identificados apenas elementos isolados, mas o conteúdo, a forma composicional e o estilo em conjunto. O objetivo Geral de nossa proposta é apresentar uma proposta metodológica de como se analisar o gênero Tira em quadrinhos em abordagem dialógica.

Biografía del autor/a

Ana Elizabeth Lira da Costa Pereira, Universidade Estadual da Paraíba

Licenciatura Plena em Letras com habilitação em Língua Portuguesa (UEPB); Especialista em Educalção, Desenvolvimento e Políticas Públicas; Mestre em Letras (Profletras - UEPB)

Rômulo Dantas de Sousa, UNIFIP

Graduando em Direito na UNIFIP (Universidades Integradas de Patos), com experiência em Introdução ao estudo do Direito e Socioantropologia. Atualmente desenvolve trabalhos técnicos na área de Linguagem e Direito, tendo integrado a Comissão Científica da coletânea EDUCAÇÃO E LINGUAGENS MÚLTIPLAS: da educação à era digital (Vol. 1 e 2), 2023. Possui formação complementar em História da Filosofia, Filosofia Antiga, Latim I e Psicologia Filosófica pela Faculdade Católica de Fortaleza.

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

​Doutor e Mestre em Linguística (Proling - UFPB) Mestre em Teologia (Faculdade Teológica Nacional) Membro do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação (GPLEI/UFPB/CNPQ).  Membro do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Tecnologias e Políticas Públicas (GPLTTP/UERGS/CNPQ)  

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Publicado

2023-08-09

Cómo citar

Lira da Costa Pereira, A. E. ., Dantas de Sousa, R. ., & Fernandes de Santana, W. K. (2023). TIRA EM QUADRINHOS NA PERSPECTIVA DIALÓGICA: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA. Revista Geadel, 4(01), 62–73. https://doi.org/10.29327/269116.4.1-6