DIVERSIDADE E CONSTITUIÇÃO DE PESQUISAS NA ÁREA DE/DA(S) LETRAS: CONTRADIÇÕES E INTER-RELAÇÕES

Autores/as

  • Shelton SOUZA Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Grassinete Albuquerque Oliveira Universidade Federal do Acre - UFAC http://orcid.org/0000-0002-2765-8705
  • Maristela Alves de Souza DINIZ Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Aline KIELING Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre e Bolsista CAPES

DOI:

https://doi.org/10.29327/269116.2.2-1

Palabras clave:

Diversidade, Letras, Contradições, Intervenções

Resumen

Neste volume da revista GEADEl, entendemos que iniciá-lo com o poema Contranarciso de Paulo Leminsky se faz necessário. Nos versos “em mim/eu vejo/o outro/e outro/enfim dezenas/trens passando/vagões cheios de gente centenas” construímos um sentido de postura de que formamos um “nosotros”. O termo nosotros, aqui abordado, aproxima da compreensão apresentada por Roig (2009) para quem todo “eu” é um + os outros, ou seja, um "nosotros”. Essa linha de compreensão, tecida por meio de Contranarciso, constrói-se a partir de diferentes possibilidades de sentidos que as artes literárias podem oferecer ao leitor, que, dialogicamente, o texto, sem o próprio leitor, não existe (MARCUSCHI, 2008), o que mostra a impossibilidade de textos e sujeitos andarem sozinhos, individualmente.

Biografía del autor/a

Shelton SOUZA, Universidade Federal do Acre - UFAC

Doutor em Linguística (2017) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Professor de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal do Acre/UFAC. Suas principais áreas de atuação são: teoria e análise de línguas, principalmente de línguas indígenas brasileiras, fonologia, morfologia e sintaxe, ensino de português como L1/L2, análise do português em contraste com línguas indígenas, línguas de sinais (Libras) e línguas europeias para fins didáticos, análise e produção de material didático para o ensino de português como L1/L2 e estuda a inter-relação entre língua(gens), sexualidades, gêneros sociais e produção e (re)construção de identidades em diferentes espaços sociais.

Grassinete Albuquerque Oliveira, Universidade Federal do Acre - UFAC

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2020). Líder do Grupo de Estudos em Análise do Discurso e Ensino de Línguas (GEADEL) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Inclusão linguística em Cenários de Atividades Educacionais (ILCAE). Professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), com linhas de interesse relacionadas às questões de Formação de Formadores, Tecnologias na Educação, Linguística Aplicada ao ensino de Línguas e Estudos da Linguagem. 

Maristela Alves de Souza DINIZ , Universidade Federal do Acre - UFAC

Possui Doctorado en Investigación Transdisciplinar en Educación, pela Universidad de Valladolid, Espanha (2019). Professora Titular da Universidade Federal do Acre , Brasil. 

Aline KIELING , Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre e Bolsista CAPES

Licenciada em Letras Inglês e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Acre (UFAC), mestra em Letras: Linguagem e Identidade pelo PPGLI/UFAC, doutoranda pelo mesmo programa e bolsista CAPES.

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Esta imagem foi produzida pelo ilustrador Flávio Wetten

Publicado

2021-07-27

Cómo citar

SOUZA, S. ., Oliveira, G. A., DINIZ , M. A. de S. ., & KIELING , A. . (2021). DIVERSIDADE E CONSTITUIÇÃO DE PESQUISAS NA ÁREA DE/DA(S) LETRAS: CONTRADIÇÕES E INTER-RELAÇÕES. Revista Geadel, 2(2), 1–9. https://doi.org/10.29327/269116.2.2-1

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