CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE UM ALUNO TRANSGÊNERO ADOLESCENTE EM UM CURSO DE INGLÊS

Autores/as

  • GLAUCO AUGUSTO SOUZA PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.29327/269116.2.2-6

Palabras clave:

Desenvolvimento de agência, Teoria da Atividade Sócio-Histórico Cultural (TASHC), Estudos transgêneros, Formação de professores.

Resumen

Este artigo discute a constituição identitária e desenvolvimento de agência com base no comportamento de um aluno transgênero de 14 anos em um curso de inglês. Primeiramente, discute-se o conceito de agência articulado com a Teoria da Atividade Sócio-Histórico Cultural (TASHC), a qual enfatiza que o aprendizado humano se dá na relação e na interação com o outro em contextos mediados pela linguagem, com base nos escritos de Vygotsky (1930), Leontiev (1977) e Engeström (2011). Em seguida, debatemos a importância da Teoria da Atividade proposta por Engeström (1987), a qual enfatiza a natureza colaborativa da atividade humana e sua relevância para compreender as mudanças organizacionais. A análise de dados centra-se em uma conversa reflexiva entre o aluno focal e o professor-pesquisador, que ocorreu após o final do semestre letivo, bem como nas relações estabelecidas nas aulas do curso ministrado.

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Esta imagem foi produzida pelo ilustrador Flávio Wetten

Publicado

2021-07-27

Cómo citar

SOUZA, G. A. (2021). CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE UM ALUNO TRANSGÊNERO ADOLESCENTE EM UM CURSO DE INGLÊS. Revista Geadel, 2(2), 68–77. https://doi.org/10.29327/269116.2.2-6