O REFORÇO ESCOLAR INFORMAL EM SOCIOLOGIA NA ECONOMIA GIG: EXPLORATÓRIO SOBRE A INFLUÊNCIA NO VALOR DA HORA/AULA

Autores

  • Ricardo Cortez Lopes Faculdade CMB/Coordenador de Aprendizagem/Doutor em Sociologia

DOI:

https://doi.org/10.29327/269116.2.2-4

Palavras-chave:

Reforço escolar, professores de sociologia, plataformas educacionais, economia GIG

Resumo

o sistema de ensino brasileiro é bastante normatizado no tocante ao ensino formal e informal. Há, no entanto, um mercado de professores que trabalham sem vínculo formal nem a instituições e nem a alunos, configurando-se a relação apenas por demanda e sem fim certificativo para reforço escolar. Nos últimos anos, com a ascensão da internet, essa relação se ampliou para espaços online, na chamada economia GIG, caracterizada pela contratação de serviços pontuais sob demanda. A ideia desse estudo é pesquisar o valor hora/aula proposto pelos professores que oferecem reforço escolar em sociologia em determinadas plataformas de professores. A metodologia do estudo foi quantitativa, analisando um banco de dados construindo no levantamento do perfil dos professores segundo uma série de variáveis, cuja testagem se deu por meio do qui quadrado de Pearson. Os resultados apontaram que a variável que influiu entre todas foi a própria plataforma, e nos detivemos em características.

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Esta imagem foi produzida pelo ilustrador Flávio Wetten

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Publicado

2021-07-27

Como Citar

Lopes, R. C. (2021). O REFORÇO ESCOLAR INFORMAL EM SOCIOLOGIA NA ECONOMIA GIG: EXPLORATÓRIO SOBRE A INFLUÊNCIA NO VALOR DA HORA/AULA. Revista Geadel, 2(2), 29–53. https://doi.org/10.29327/269116.2.2-4

Edição

Seção

Artigos