O LETRAMENTO LITERÁRIO: REFLEXÃO, PROPOSTA E ANÁLISE A PARTIR DO CONTO “UMA GALINHA”, DE CLARICE LISPECTOR
REFLEXÃO, PROPOSTA E ANÁLISE A PARTIR DO CONTO “UMA GALINHA”, DE CLARICE LISPECTOR
Palabras clave:
Ensino de Literatura; Letramento; Leitura Literária.Resumen
O trabalho com a leitura literária envolve a articulação de vários procedimentos para desenvolver estratégias de interação do aluno com o texto e sua linguagem, de forma a promover a compreensão e a fruição. O presente artigo destaca esse propósito, apresentando uma sequência de atividades sobre o conto “Uma galinha”, de Clarice Lispector, na perspectiva da alfabetização literária. Faremos também uma breve discussão sobre como tem sido o ensino de literatura na escola, a fim de abordar atividades a serem aplicadas à percepção de especificidades adequadas.O estudo apoia-se nas concepções de Cosson (2009), em que o autor apresenta o conceito de Letramento Literário, Barthes (2007), que apresenta uma concepção do estudo de literatura pautado no texto, e Bauman (2001), com a abordagem sobre a liquidez na modernidade, entre outros. Espera-se que com as discussões aqui apresentadas e a experimentação da sequência, professores e alunos comecem a desenvolver um maior aprofundamento na leitura literária.
Citas
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução: Plínio Dentzein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2001.
BORDINI, M. G.; AGUIAR, V. T. Literatura - a formação do leitor. Alternativas
Metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.
CANDIDO, Antônio. CANDIDO, Antonio. Direitos Humanos e literatura. In: A.C.R. Fester (Org.) Direitos humanos E… Cjp / Ed. Brasiliense, 1989.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2014.
COSTA, Marta Moraes da. Metodologia do ensino da literatura infantil. Curitiba: Ibpex, 2007.
KLEIMAN, Angela B. Preciso ensinar letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Linguagem e letramento em foco. Campinas: Cefiel/IEL/Unicamp, 2005.
LISPECTOR, Clarice. Laços de família. São Paulo: Rocco, 1960.
TODOROV, Tzvetan. Literatura não é teoria, é paixão. Revista BRAVO. Ano 12, n. 150, p.38-39, fev – 2010.
Revista Retratos da leitura no Brasil 4/ organização de Zoara Failla. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.