A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER RETRATADA POR LÍDIA JORGE: O ETHOS DA PERSONAGEM LÚCIA DO CONTO MARIDO

Autores/as

  • Daniela Forte Martins CORDEIRO Governo do Estado de São Paulo

Palabras clave:

Ethos

Resumen

Em tempos de valorização dos papéis e contribuições femininas para a sociedade contemporânea e colocando em evidência temas como violência doméstica, “feminicídio” e feminismo, a Literatura de autoria feminina se consagra e surgem novas autoras e novas perspectivas sobre como a experiência de ser mulher é representada nessas obras. Contribuindo para essas representações, O Conto Marido, de Lídia Jorge, traz como personagem principal, Lúcia, esposa dedicada, que trabalha como porteira e convive com seu marido, que é um homem violento. O conto traz representações do papel feminino e masculino na sociedade patriarcal e suas manifestações em uma família onde há problemas cuja origem está diretamente relacionada a esses papéis. O trabalho tem como objetivo analisar o Ethos da personagem Lúcia e o papel representado por ela na cena de enunciação cujo conto está representado. Para tanto, será utilizado o conceito de Ethos, sob o ponto de vista da Análise do Discurso de corrente francesa, proposto por Dominique Maingueneau.

Biografía del autor/a

Daniela Forte Martins CORDEIRO, Governo do Estado de São Paulo

Licenciada em Letras pela FMU, Especialista em Língua Portuguesa pela Unip e Funcionária da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Citas

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à Análise do Discurso. Campinas, S. R: Editora da UN1CAMP, 1996.

COURTINE, J. O tecido da memória: algumas perspectivas de trabalho histórico nas ciências da linguagem. Polifonia, Cuiabá, edufmt v. 12 n. 2 p. 1-13, 2006.

DISCINI, N. Ethos e estilo In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. S. (Orgs.) Ethos Discursivo. São Paulo: Contexto, 2008. p. 33-54.

DUCROT, O. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987

JORGE, Lídia. Marido e outros contos.4ª Edição. Ed.Dom Quixote,1998.

MAINGUENEAU, Dominique.Análise de textos de comunicação.6ª edição ampliada. Ed. Cortez, 2013.

MAINGUENEAU, Dominique. (2005). Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Tradução Dilson Ferreira da Cruz, Fabiana Komesu e Sírio Possenti. São Paulo: Contexto, 2008b. p.

PÊCHEUX, Michel. Tradução: Eni Puccinelli Orlandi e Greciely Costa Análise Automática do Discurso. E. Pontes

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero e Patriarcado. In: Marcadas a ferro. Violência contra a mulher, uma visão multidisciplinar. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2005. --

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009. 100p.

Publicado

2020-07-17

Cómo citar

CORDEIRO, D. F. M. (2020). A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER RETRATADA POR LÍDIA JORGE: O ETHOS DA PERSONAGEM LÚCIA DO CONTO MARIDO. Revista Geadel, 1(1), 96–109. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/3739