APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA NO ENSINO INTEGRADO COM FOCO NA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL DE GÊNEROS DISCURSIVOS
Resumo
O presente artigo objetiva apresentar o resultado de experiências de ensino e aprendizagem do espanhol com alunos do 3º ano Informática para Internet do Ensino Médio Integrado (EMI) pelo viés das metodologias ativas. Compartilha-se estratégias pedagógicas utilizadas a partir da leitura de imagens que resultaram na produção de gêneros discursivos, visando refletir sobre a aplicação de alternativas engajadas e voltadas ao aprendizado da língua estrangeira em estudo. Trata-se de uma abordagem qualitativa na pesquisa ação, que visou organizar os discursos produzidos pelos discentes. O referencial teórico está fundamentado pela Análise Dialógica do Discurso (ADD) do Círculo de Bakhtin presente em Brait (2006), Volóchinov (2017), Faraco (2009), e, também em Zabala (1998) que aborda as práticas educativas no contexto de formação integral. Os resultados apontam para a aquisição de habilidades de leitura, compreensão e interpretação da linguagem imagética com possibilidades do desenvolvimento de competências na produção escrita em espanhol.
Palavras-chave: Metodologia ativa; Ensino do espanhol; Gêneros discursivos; Análise Dialógica do Discurso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Geadel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.