ENTRE CONTOS, ENCONTROS E ENCANTOS
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DOI:
https://doi.org/10.29327/269116.4.1-3Palavras-chave:
Letramentos digital e literário, Sequência didática, Ensino de Língua PortuguesaResumo
Cabe à escola atual reinventar-se para formar aprendizes capazes de produzir e recepcionar os textos pertencentes ao meio digital. Assim, o presente trabalho procura analisar uma proposta de intervenção pedagógica baseada no desenvolvimento das competências linguísticas e discursivas, que promovam os chamados letramentos literário e digital, defendidos respectivamente por Cosson (2014) e Soares (2002). Essa proposta de ensino é resultado do trabalho realizado no curso de pós-graduação do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UFAC), materializada através do manual didático “Entre contos, encontros e encantos” (ALMEIDA,2017), que, por sua vez, é fundamentada nos preceitos teóricos de Dolz e Schneuwly (2013). O objeto de análise delimita-se em observar as atividades e procedimentos adotados para a formação de leitores e escritores, desenvolvendo a capacidade de leitura autônoma, da habilidade de escrever textos de autoria própria, utilizando recursos para reescrevê-los e aprimorá-los e da competência de reflexão e análise dos usos dos recursos da linguagem.
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