Acolhimento e colaboração na Brincada dos gestores educacionais: uma análise multimodal
a multimodal analysis
DOI:
https://doi.org/10.29327/269116.2.3-6Palavras-chave:
Multimodalidade, Colaboração Crítica, Colaboração Confortável, AcolhimentoResumo
Este artigo propõe analisar multimodalmente as trocas entre as gestoras de escolas de ensino da terceira edição da Brincada de Gestores e verificar se a interação promoveu acolhimento e colaboração entre as participantes. Os pressupostos teóricos consideram as perspectivas de multimodalidade por Kress (2005; 2010), Bezemer e Kress (2010) e Liberali (2012), de colaboração crítica por Magalhães (2012; 2014), de colaboração confortável por Fullan & Hargreaves (2000) e o acolhimento como um compromisso, escuta e corresponsabilização do coletivo na resolução de problemas. (SONNEBORN; WERBA, 2013). Os dados analisados foram produzidos nesse encontro, foi selecionado um trecho do vídeo que se pretendia engajar as participantes e que gerou interações intensas entre elas e maior alternância de turnos. A análise resultou em um quadro com categorias multimodais de análise e interpretação e apontou para modos mais ou menos acolhedores de construção da colaboração entre as participantes.
Palavras-chave: Multimodalidade; Colaboração Crítica; Colaboração Confortável; Acolhimento.
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