Notícias

  • CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DA REVISTA TROPOS 2021

    2020-06-22

    Os editores da Revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura comunicam que as submissões em FLUXO CONTÍNUO estão suspensas até 31 de dezembro de 2020, devido à grande quantidade de artigos recebida no primeiro semestre de 2020. Prezando pela qualidade e pronta resposta aos pesquisadores que já submeteram seus trabalhos, os editores optaram pela interrupção temporária das submissões com temática livre.

    Salientamos que no segundo semestre só receberemos artigos para o dossiê “Mídia, religião e religiosidades na era da digitalização”.

    Agradecemos a compreensão.

    A revista Tropos: Comunicação, Cultura e Sociedade em parceria com o site acadêmico Mídia, Religião e Sociedade anuncia chamada de trabalhos para o dossiê “Mídia, religião e religiosidades na era da digitalização”.  

    Editores convidados:

    Dr. Marco Túlio de Sousa (UEMG, Brasil), Dra. Mihaela Alexandra Tudor (CORHIS-UPVMIII, França) e Dra. Giulia Evolvi (EUR, Holanda)

    Datas importantes

    Submissões: 22/06/2020 – 20/12/2020

    Publicação: julho de 2021

     

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DA REVISTA TROPOS 2021
  • CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DA REVISTA TROPOS 2020

    2020-02-01

    Convidamos os pesquisadores a enviar contribuições dentro das áreas de conhecimento propostas pela revista.

    1. Jornalismo e Sociologia, 2. Teorias da Comunicação, 3. Estudos Culturais e de Gênero, 4. Narrativas Audiovisuais, 5. Semiótica, 6. Comunicação e Cultura Visual, 7. Jornalismo e Literatura, 8. Educação para os media, 9. Comunicação e Saúde, 10. Assessoria de Comunicação, 11. Interações midiatizadas.  

    A primeira edição de 2020 será publicada em Julho. Data limite para submissões no primeiro semestre: 15 de maio de 2020. 

    A segunda edição de 2020 será publicada em Dezembro. Data limite para submissões no segundo semestre: 30 de setembro de 2020  

    Além das submissões com temas livres, a Revista organiza o seu terceiro dossiê intitulado Potências políticas do pop: gênero e ativismo na cultura pop

    As submissões para o dossiê se estendem de 01 de fevereiro a 21 de junho de 2020. O dossiê será publicado em dezembro de 2020.

    Editores do Dossiê: Christian Gonzatti (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos), Felipe Viero Kolinski Machado Mendonça (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP), Gabriela Cleveston Gelain (Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM-SP), Suzana Mateus (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE)

    As representações com as quais nos divertimos - através das muitas sensações mobilizadas por elas - também nos ensinam, junto com outros dispositivos pedagógicos e institucionais da sociedade, aquilo que é permitido ou não para determinados corpos. Na música pop, imaginários queer são mobilizados pela relação entre divas e fãs LGBTQs, ao mesmo tempo em que a objetificação daquilo que é da ordem do feminino, regido pela lógica do espetáculo e da mercadoria, também pode ser colocada em pauta. Celebridades são cobradas em relação aos seus posicionamentos políticos e, nesse processo, as plataformas digitais se transformam em espaços de fiscalização de suas performances para além dos palcos e das câmeras. Produções encapsuladas para os cinemas  ou em forma de séries geram disputas sobre a (in)visibilidade de identidades historicamente marginalizadas - assim como nas histórias em quadrinhos de super-heroínas e super-heróis, na literatura fantástica, nos games e nas telenovelas. Fãs fabulam através das narrativas midiáticas outros gêneros, sexualidades, corpos e possibilidades para as histórias que os afetam. Protestos ao redor do mundo utilizam cartazes e máscaras de personagens icônicas para exercerem cidadanias. E esses são apenas alguns exemplos. 

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DA REVISTA TROPOS 2020
  • CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DA REVISTA TROPOS 2019

    2019-09-17

    Convidamos os pesquisadores a enviar contribuições dentro das áreas de conhecimento propostas pela revista.

    1. Jornalismo e Sociologia, 2. Teorias da Comunicação, 3. Estudos Culturais e de Gênero, 4. Narrativas Audiovisuais, 5. Semiótica, 6. Comunicação e Cultura Visual, 7. Jornalismo e Literatura, 8. Educação para os media, 9. Comunicação e Saúde, 10. Assessoria de Comunicação, 11. Interações midiatizadas.  

    A primeira edição de 2019 será publicada em Julho. Data limite para submissões no primeiro semestre: 15 de maio de 2019. 

    A segunda edição de 2019 será publicada em Dezembro. Data limite para submissões no segundo semestre: 30 de setembro de 2019  

    Além das submissões com temas livres, a Revista organiza o seu segundo dossiê intitulado “A Nova Era Dourada da Televisão: As Séries Contemporâneas”   Editores do Dossiê: José Duarte (CEAUL- Universidade de Lisboa), Ana Daniela Coelho (CEAUL- Universidade de Lisboa) & Hermínia Sol (CEAUL - Instituto Politécnico de Tomar)

    Saiba mais sobre CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DA REVISTA TROPOS 2019
  • Revista Tropos organiza seu primeiro dossiê intitulado “Novas Perspectivas sobre o cinema da Europa Mediterrânea”

    2018-02-03

    A revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura (ISSN: 2358-212X) está com submissões abertas até 30 de setembro de 2018 para o seu primeiro dossiê. Os artigos devem versar sobre as “Novas Perspectivas sobre o cinema da Europa Mediterrânea”. O dossiê será coordenado por Jorge Carrega (jmcarrega@ualg.pt), Ph.D., pesquisador do CIAC-Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve. Quaisquer questões podem ser dirigidas aos editores da revista Tropos e do dossiê. A edição especial será publicada em dezembro.

    DOSSIÊ: “Novas Perspectivas sobre o cinema da Europa Mediterrânea”

    Desde que George Méliès abriu o cinema à imaginação e Enrico Guazzoni criou o filme épico, a Europa mediterrânea tem desempenhado um papel fundamental na história da 7ª arte, graças à dinâmica criativa das indústrias de cinema francesa, italiana e espanhola, as quais por diversas vezes estabeleceram frutíferas parcerias que lhes permitiram conquistar o público internacional.

    O rico legado das cinematografias oriundas do sul da Europa (França, Itália, Espanha, Portugal, Grécia e antiga Iugoslávia), e em particular dos seus mais notáveis cineastas, tem merecido a atenção de historiadores e pesquisadores de cinema, mas raras vezes estes filmes têm sido analisados segundo uma perspectiva mediterrânea, com enfoque nas características históricas, socioculturais e industriais que unem estes países e distinguem uma parte importante da sua produção cinematográfica, não apenas do cinema de Hollywood, mas também das cinematografias do centro e norte da Europa. 

    A Revista Tropos convida os autores a enviarem artigos sobre os seguintes tópicos:

    • A importância histórica da co-produção cinematográfica entre os países da Europa mediterrânea;
    • Modelos e práticas de cinema transnacional na Europa mediterrânea;
    • Os gêneros populares no cinema da Europa mediterrânea;
    • A distribuição e recepção do cinema da Europa mediterrânea na Europa e nos países latino-americanos;
    • Identidades nacionais e transnacionais no cinema da Europa mediterrânea;
    • Cineastas do mediterrâneo: o filme de autor como expressão das culturas do mediterrâneo;
    • O filme de viagens na Europa mediterrânea;
    • Práticas de censura e multiversão no cinema da Europa mediterrânea.
    • Questões de raça, gênero e identidade no cinema da Europa Mediterrânea.
    • O cinema da Europa Mediterrânea e a Fortaleza Europa: a problemática da imigração vista pelo cinema.
    Saiba mais sobre Revista Tropos organiza seu primeiro dossiê intitulado “Novas Perspectivas sobre o cinema da Europa Mediterrânea”
  • Revista Tropos prepara sua próxima edição para Julho de 2016

    2016-06-11

    A revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura (ISSN 2358-212X) está preparando sua edição número 5 que será lançada em julho de 2016.

    O periódico encontra-se indexado na base científica nacional Diadorim e latindex e é uma publicação semestral e gratuita editada pela Universidade Federal do Acre (Ufac), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Política e ao grupo de pesquisa Comunicação, Sociedade e Cultura do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Ufac. 

    A Tropos possui caráter científico e é a primeira do referido curso, sendo dedicada, preferencialmente, a publicação de textos inéditos nas áreas de Comunicação e Humanidades, tendo foco multidisciplinar.

    É permitida a citação de informações extraídas dos textos publicados na Revista Tropos desde que mencionada a fonte. 

    Saiba mais sobre Revista Tropos prepara sua próxima edição para Julho de 2016
  • Revista Tropos do curso de Jornalismo é indexada na base científica Diadorim

    2016-02-15

    A revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura (ISSN 2358-212X) encontra-se agora indexada na base científica nacional Diadorim (http://bit.ly/1SPZkLc). O periódico é uma publicação semestral e gratuita editada pela Universidade Federal do Acre (Ufac), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Política e ao grupo de pesquisa Comunicação, Sociedade e Cultura do curso de Comunicação Social/Jornalismo da Ufac. 

    A Tropos possui caráter científico e é a primeira do referido curso, sendo dedicada, preferencialmente, a publicação de textos inéditos nas áreas de Comunicação e Humanidades, tendo foco multidisciplinar.

    A revista está dividida nas seguintes seções: artigos, resenhas, entrevistas, monografias/dissertações/teses. Todos os textos devem conter mínimo de 10 páginas e máximo de 15. Exceto as resenhas e entrevistas que devem conter mínimo de 3 e máximo de 5 páginas.

    Submissões abertas

    Estão abertas as submissões para a revista Tropos do curso de Comunicação Social/Jornalismo, da Universidade Federal do Acre (Ufac). Os trabalhos para a primeira edição de 2016 devem ser enviados até 30 de maio. A segunda edição da revista vai ao ar em dezembro de 2016. Para esta edição os artigos devem ser enviados até 30 de setembro.

    Saiba mais sobre Revista Tropos do curso de Jornalismo é indexada na base científica Diadorim
  • Segunda Edição de 2015 da Revista Tropos

    2015-06-13
    Convidamos os pesquisadores a enviar contribuições dentro das áreas de conhecimento propostas pela revista. 1. Jornalismo e Sociologia, 2. Teorias da Comunicação, 3. Estudos Culturais e de Gênero, 4. Narrativas Audiovisuais, 5. Semiótica, 6. Comunicação e Cultura Visual, 7. Jornalismo e Literatura, 8. Educação para os media, 9. Comunicação e Saúde, 10. Assessoria de Comunicação, 11. Interações midiatizadas Data limite para submissões: 30 de Setembro 2015 
    http://revistas.ufac.br/revista/index.php/tropos/about/submissions  
    Publicação: Dezembro de 2015 ISSN: 2358-212X Saiba mais sobre Segunda Edição de 2015 da Revista Tropos
  • Primeira Edição de 2015 da Revista Tropos

    2014-12-04
    Convidamos os pesquisadores a enviar contribuições dentro das áreas de conhecimento propostas pela revista. 1. Jornalismo e Sociologia, 2. Teorias da Comunicação, 3. Estudos Culturais e de Gênero, 4. Narrativas Audiovisuais, 5. Semiótica, 6. Comunicação e Cultura Visual, 7. Jornalismo e Literatura, 8. Educação para os media, 9. Comunicação e Saúde, 10. Assessoria de Comunicação, 11. Interações midiatizadas A primeira edição de 2015 será publicada em junho.  
    Data limite para submissões: 30 de Abril 2015 
    http://revistas.ufac.br/revista/index.php/tropos/about/submissions  
    Publicação: Junho de 2015 ISSN: 2358-212X Saiba mais sobre Primeira Edição de 2015 da Revista Tropos
  • Curso de Jornalismo da Ufac publica 2ª edição da revista Tropos

    2014-12-04
    O curso de Jornalismo da Universidade Federal do Acre (Ufac) acaba de publicar a segunda edição da revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura (ISSN 2358-212X). A revista é uma publicação semestral editada pela Universidade Federal do Acre (Ufac), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Política e ao grupo de pesquisa Comunicação, Sociedade e Cultura do curso de Jornalismo da instituição. Saiba mais sobre Curso de Jornalismo da Ufac publica 2ª edição da revista Tropos