O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente trabalho. 

  • No ato de submissão no site da Revista, escreva o nome do título do trabalho em caixa alta. E insira os nomes de todos os autores do trabalho.

Diretrizes para Autores

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

2. O arquivo da submissão deve estar em formato Microsoft Word.

3. URLs para as referências devem ser informadas quando possível.

4. A revista aceita Artigos, Resenhas, Entrevistas. Monografias/Dissertações/Teses em português, inglês, espanhol.

5. REGRAS DE FORMATAÇÃO PARA RESENHAS - As resenhas não devem conter resumo e palavras-chave. Após o título da resenha (também traduzido para inglês), que deve ser diferente do título da obra resenhada, deve constar referência completa da obra (Título. Nome e sobrenome do autor. Cidade: Editora, ano. Número de páginas.). As resenhas podem ser produzidas por alunos de programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado acadêmico ou profissional e doutorado), mestres e doutores, bem como mestres e especialistas. As resenhas podem ser redigidas em português, espanhol ou inglês, sendo publicadas suas versões originais. As resenhas devem ter no mínimo três e no máximo cinco páginas.

6. Os textos estão em uma única coluna. As margens devem ser superior/inferior 2,5 cm; Esquerda/Direita 3 cm;

7. REGRAS DE FORMATAÇÃO PARA ARTIGOS/MONOGRAFIAS/DISSERTAÇÕES/TESES -

TÍTULO -  Em letras maiúsculas, negrito, em Times New Roman, tamanho 12, centralizado;

RESUMO – Deve ser claro e explicar os objetivos pretendidos, procurando justificar sua importância. Deve integrar os principais procedimentos adotados e os resultados mais expressivos, contendo até 250 palavras. Em Times New Roman, espaçamento simples, tamanho 12, justificado. O resumo deve conter de três a cinco palavras-chave separadas com ponto e vírgula.

O resumo e o título devem ser traduzidos para a língua inglesa e escritos logo após a versão em português.

No corpo do trabalho deve seguir as seguintes orientações: tipo de letra Times New Roman, tamanho 12, com as margens justificadas, espaçamento 1,5 entre linhas. Sem numeração nos subtópicos. Máximo de 25 e mínimo de 12 páginas.

IMAGENS - As imagens (figuras e fotos) devem estar, preferencialmente, convertidas para o formato jpg antes de serem inseridas no texto do Word. Todas as imagens devem conter legendas e enumeração (ex: figura 1, figura 2 etc).

NOTAS DE RODAPÉ - Em letra Times New Roman, corpo 10 e espaçamento simples entre as linhas. 

CITAÇÕES - As citações até três linhas podem ser incluídas, entre aspas, no corpo do texto e deve ser acompanhada pela descrição do autor. Ex: (FOUCAULT, 1979, p. 95). Caso exista mais de um autor, os nomes devem ser separados por ponto e vírgula. As citações com mais que três linhas deverão ser escritas com tamanho de letra 10, espaçamento entre linhas simples, justificado, com recuo inicial de 4 cm.

TITULO – Em letras maiúsculas, negrito, em Times New Roman, tamanho 12 e centralizado

8. ENTREVISTA - As entrevistas devem analisar as dimensões socioculturais dos processos de produção, veiculação e recepção da comunicação, da construção e da análise do sentido comunicação e do jornalismo, focando conteúdos e também aspectos formais. As entrevistas podem ser escritas em português, espanhol ou inglês e devem ter no mínimo três e no máximo 5 páginas e seguir as regras de formatação já expostas nesta página.

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS - Em Times New Roman, com tamanho 12 e espaçamento simples entre linhas. Devem seguir a estrutura:

Livros:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Ed. Unesp, 2000.

Livros em meio eletrônico:

ALVES, Castro. Navio Negreiro. [S.I.]: Virtual Books, 2000, Disponível em: http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm. Acesso em 10 jan. 2002.

Capítulos de livros: 

ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHIMDT, J. (Org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-17.

Periódicos: 

MANSILLA, H.C.F. La controvérsia entre universalismo y particularismo em la filosofia de la cultura. Revista Latinoamericana de Filosofia, Buenos Aires, v. 24, n.2, 1998.

Monografias/Dissertações/Teses:

IYDA, M. Mudanças nas relações de produção e migração: o caso de Botucatu e São Manuel. 1979. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1979.

10. O texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

11. Os autores devem declarar não ter conflito de interesses em relação ao presente trabalho. 

12. No ato de submissão no site da Revista, os autores devem escrever o nome do título do trabalho em caixa alta. E inserir os nomes de todos os autores do trabalho no cadastro do site. A revista aceita textos com até três autores.

13. Após a publicação do texto não serão feitas alterações em nomes de autores, títulos, resumos e nem no próprio texto. Portanto, é importante conferir o cadastro antes de finalizar a submissão e, após confirmado o aceite, fazer todas as correções solicitadas pelos editores antes do fechamento da edição.

Artigos

Política padrão de seção

Resenha

análises de obras de Comunicação e áreas afins

Entrevistas

depoimentos de pessoas cujas histórias de vida ou realizações profissionais sejam relevantes para as áreas de abrangência da revista.

Monografias/Dissertações/Teses

descrição sucinta de monografias/dissertações de mestrado, teses de doutorado.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.