CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE DOSSIÊ DA REVISTA TROPOS 2021
O mundo religioso sempre esteve conectado com a mídia. Historicamente, a emergência de uma nova mídia sempre implicou transformações no relacionamento entre a esfera religiosa e a sociedade, mudanças no modo como os fiéis de uma religião a professam e na forma como as instituições realizam as suas práticas e se posicionam no espaço público (HORSFIELD, 2015).
Há algumas décadas, as pesquisas em mídia e religião eram sistematizadas em dois eixos: o uso da mídia por organizações religiosas e o uso da religião por corporações de mídia (sobretudo no jornalismo) em seus produtos. A crescente contribuição de pesquisas acadêmicas em mídia e religião a partir de novas abordagens e o advento e desenvolvimento da internet mostraram que esta divisão é insuficiente para dar conta desta problemática. Nas mídias digitais, o religioso e o midiático se intersectam em diversos âmbitos: na reconfiguração de práticas religiosas online por parte dos leigos (SOUSA, 2018; ROSA, SOUSA, 2017) e das instituições (GOMES, 2010; CAMPBELL, 2020); na assunção de figuras proeminentes que desafiam o clero (TUDOR, HERTELIU, 2016; HOOVER, 2004; LOVHEIM, LUNDMARK, 2019); no entrecruzamento entre religiosidade e entretenimento (CUNHA, 2016, MARTINO, 2015); na formação de novos agrupamentos religiosos por afinidades que não necessariamente preservam a mediação de organizações religiosas; nas interconexões do religioso com outros campos sociais, como a política e a cultura (BRATOSIN, TUDOR, 2018), na expressão pública da religião por leigos em blogs e redes sociais digitais (EVOLVI, 2019).
Este número especial de Tropos: Comunicação, Cultura e Sociedade em parceria com o site acadêmico Mídia, Religião e Sociedade pretende contemplar discussões teóricas ou analíticas que estejam relacionadas às complexas articulações entre mídia, digitalização, religião e religiosidade. Espera-se receber contribuições que abordem, preferencialmente, mas não somente, os seguintes temas:
* Reconfiguração de práticas religiosas (rituais, liturgias etc) em relação com o digital
* A presença de organizações religiosas nas mídias digitais: iniciativas, produtos
* Formação de grupos religiosos em ambientes digitais
* A autoridade religiosa na internet
* Religião, política e internet
* Religião, entretenimento e internet
* Religião e jogos digitais
* Religião, gênero e sexualidade online
* O desenvolvimento de comunidades e identidades religiosas online
* Jornalismo e religião nas mídias digitais
* Teologias para o mundo digital
* Conflitos religiosos nas mídias digitais
* Espiritualidade em ambientes online
* Discursos de ódio, intolerância religiosa e mídia digital
* Fakenews, religião e mídia digital
* Tolerância religiosa, ecumenismo e mídias digitais
* A circulação de discursos religiosos online
* Midiatização e religião/ religiosidades e espiritualidades online
* Tecnologia digital e a dimensão religiosa e espiritual
* Inteligência Artificial e religião
* O imaginário tecnológico e a religião.
Referências
BRATOSIN, Stefan. TUDOR. Mihaela Alexandra. The Romanian Religious Media Landscape: Between Secularization and the Revitalization of Religion. In : Journal of Religion, Media and Digital Culture, 7, 2018, 223-250.
CAMPBELL, Heidi (org.). The Distanced Church: Reflections on Doing Church Online. Digital Religion Publications An Imprint of the Network for New Media, Religion & Digital Culture Studies, 2020.
CUNHA, Magali Nascimento. Elucidações contemporâneas nos estudos brasileiros em mídia e religião: a perspectiva das mediações culturais e comunicacionais. Famecos. Porto Alegre, v. 23, n. 2, maio, junho, julho e agosto de 2016.
EVOLVI, Giulia. Blogging My Religion Secular, Muslim, and Catholic Media Spaces in Europe. Routledge: New York, 2019.
GOMES, Pedro Gilberto. Da Igreja Eletrônica à sociedade em midiatização. São Paulo: Paulinas, 2010.
HOOVER, Stewart. Mídia e religião: premissas e implicações para os campos acadêmico e midiático. Comunicação e Sociedade – São Bernardo do Campo, v. 35, n. 2, p. 41-68, jan./jun. 2014
HORSFIELD, Peter. From Jesus to the Internet: A History of Christianity and Media. Malden, MA: Wiley Blackwell, 2015
LÖVHEIM, Mia, LUNDMARK, Evelina. Gender, Religion and Authority in Digital Media. ESSACHESS. Journal for Communication Studies, 12(24): 23-38, 2019.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Like a Prayer: articulações da cultura pop na mediatização da religião. In: Simone Pereira Sá; Rodrigo Carreirõ; Rogério Ferraz. (Org.). Cultura POP - Livro Compós 2015. 1ed.Salvador: Ed. UFBA, 2015, v. 1, p. 57-72.
SOUSA, Marco Túlio de. Rezando pelo smartphone: reconfigurações de práticas religiosas em um grupo de oração católico pelo WhatsApp. Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos. Unisinos, São Leopoldo, vol. 20, n. 2, p. 217-230, mai./ago 2018.
SOUSA, Marco Túlio de; ROSA, Ana Paula da. Faith, entertainment, and conflicts on the Camino de Santiago (The Way of St. James): a case study on the mediatization of 23 Revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura, v.8, nº 2, edição de Dezembro de 2019 the pilgrimage experience on Facebook groups. In: ESSACHESS - Journal for Communication Studies, v. 10, p. 145-170, 2017.
TUDOR, Mihaela Alexandra., HERTELIU, Agnos. “The usages of Internet and new media by the Romanian Seventh-day Adventist clergy”, Journal for the study of Religions and Ideologies, vol. 15, 45, 2016, p. 207-233.
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