INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS
DOI:
https://doi.org/10.29327/216343.5.1-7Palabras clave:
Linguagem e Educação. Ensino de Língua. Cultura. Interculturalidade.Resumen
Com o presente ensaio tem-se o objetivo de pontuar reflexões sobre a constituição de uma prática intercultural mediada pela linguagem no ensino de línguas na escola de educação básica. A reflexão centra-se nas questões de identidade e alteridade no ensino de línguas, considerando o papel relevante desse debate durante o processo de formação inicial. A partir do conceito de interculturalidade de Catherine Walsh (2011, 2009) e pensando a diferença na escola como parte de uma visão não excludente ou dicotômica da igualdade e da diferença de Vera Candau (2012), propõe-se um repensar do papel do “professor de língua estrangeira”, e do próprio professor, com vistas à promoção de relações dialógicas entre línguas/culturas e entre professores e alunos.
Citas
CANDAU, V. M. (Org.). Didática Crítica Intercultural: aproximações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
COUTO, M. Repensar o pensamento, redesenhando fronteiras. In: MACHADO, C. Elek. (Org.). Pensar a cultura. Porto Alegre: Arquipélogo Editorial, 2012. Disponível em https://goo.gl/ceHC9L. Acesso em 06 jul 2017.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.
GLISSANT, E. Introdução a uma poética da diversidade. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.
RAJAGOPALAN, K. O “World English”- Um Fenômeno Muito Mal Compreendido. In: GIMENEZ, Telma. CALVO, Luciana. EL KADRI Michele. (Orgs.). Inglês como Língua Franca: Ensino-Aprendizagem e formação de professores. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 14. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. P. 45–57.
SIQUEIRA, D. S. P. Inglês como língua Franca: O Desafio de Ensinar um Idioma Desterritorizado. In: GIMENEZ, Telma. CALVO, Luciana. EL KADRI Michele. (Orgs.). Inglês como Língua Franca: Ensino-Aprendizagem e formação de professores. Coleção: Novas Perspectivas em Linguística Aplicada Vol. 14. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. P. 87–115.
WALSH, C. Etnoeducación e interculturalidad en perspectiva decolonial. In: Desde adentro: etnoeducación e interculturalidad en el Perúy América Latina. Lima: CEDET, Centro de Desarrollo Étnico, 2011.
WALSH, C. Interculturalidad, estado, sociedad: luchas (de)coloniales de nuestra época. Universidad Andina Simón Bolívar: Ediciones Abya-Yala, Quito, 2009.