O PENSAMENTO COMPLEXO E A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: Reflexões
DOI:
https://doi.org/10.29327/2435693.12.1-6Palavras-chave:
Pensamento complexo. Literatura. Ensino. Estratégias pedagógicas.Resumo
A literatura, como manifestação estética da linguagem, apresenta em sua essência o potencial de aflorar a sensibilidade e a percepção humanas frente aos fenômenos socioculturais e psicológicos que se mostram nas mais variadas formas e gêneros de produções. Este artigo discute a literatura como recurso de ensino e de formação, apresentando modos possíveis de enriquecer as estratégias pedagógicas nas escolas de nível médio, para enfrentar metodologias firmadas na disjunção e superficialidade dos conteúdos e temas previstos na BNCC (2018). Para tanto, toma como esteio teórico o paradigma da complexidade, à luz das obras Ciência com consciência (2019) e A cabeça bem-feita (2022), ambas de Edgar Morin, em diálogo com autores que abordam o tema.
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