ELEMENTOS DE BASE PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO SEXUAL (EBPEs) NAS AÇÕES DE UM CONSELHO TUTELAR

Autores

  • Claudionor Renato da Silva UNIVERSIDADE FEDERA DE JATAÍ
  • Silvana Soares Belo Secretaria Municipal de Educação de Combinado (TO)

DOI:

https://doi.org/10.29327/revanthesis.v12i01.7481

Resumo

O presente estudo com foco no Conselho Tutelar (CT) elabora Elementos de Base Pedagógica em Educação Sexual (EBPEs) como resultado de leituras e análise de ações de conselheiros(as) pedagogos(as), integrantes de uma equipe multidisciplinar de um CT de uma cidade do norte do Brasil. A problemática: nas ações de um CT do norte do Brasil o que há de base pedagógica na articulação à Educação Sexual? O objetivo geral é refletir sobre ações pedagógicas desenvolvidas por um CT que fortalecem a área da Educação Sexual. Estas ações são destacadas como Elementos de Base Pedagógica em Educação Sexual - EBPEs. A metodologia utilizada para responder ao problema do estudo foram: a pesquisa bibliográfica, no documento Atas de Reuniões do CT e a metodologia da Análise de Conteúdo (AC) para a análise dos dados extraídos das Atas. Os resultados permitiram se elaborar EBPEs diagnósticas e de solução de problemas, a partir de categorias da AC. Como considerações finais, o estudo considera as EBPEs uma metodologia de trabalho para conselheiros(as) quando se trata de situações-caso em temas da área da Educação Sexual, ampliando a qualidade do atendimento nos municípios brasileiros.

Biografia do Autor

Silvana Soares Belo, Secretaria Municipal de Educação de Combinado (TO)

Pedagoga.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Renato da Silva, C., & Soares Belo, S. . (2024). ELEMENTOS DE BASE PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO SEXUAL (EBPEs) NAS AÇÕES DE UM CONSELHO TUTELAR. Anthesis, 12(01). https://doi.org/10.29327/revanthesis.v12i01.7481