ELEMENTOS DE BASE PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO SEXUAL (EBPEs) NAS AÇÕES DE UM CONSELHO TUTELAR
DOI:
https://doi.org/10.29327/revanthesis.v12i01.7481Abstract
O presente estudo com foco no Conselho Tutelar (CT) elabora Elementos de Base Pedagógica em Educação Sexual (EBPEs) como resultado de leituras e análise de ações de conselheiros(as) pedagogos(as), integrantes de uma equipe multidisciplinar de um CT de uma cidade do norte do Brasil. A problemática: nas ações de um CT do norte do Brasil o que há de base pedagógica na articulação à Educação Sexual? O objetivo geral é refletir sobre ações pedagógicas desenvolvidas por um CT que fortalecem a área da Educação Sexual. Estas ações são destacadas como Elementos de Base Pedagógica em Educação Sexual - EBPEs. A metodologia utilizada para responder ao problema do estudo foram: a pesquisa bibliográfica, no documento Atas de Reuniões do CT e a metodologia da Análise de Conteúdo (AC) para a análise dos dados extraídos das Atas. Os resultados permitiram se elaborar EBPEs diagnósticas e de solução de problemas, a partir de categorias da AC. Como considerações finais, o estudo considera as EBPEs uma metodologia de trabalho para conselheiros(as) quando se trata de situações-caso em temas da área da Educação Sexual, ampliando a qualidade do atendimento nos municípios brasileiros.
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