O ENSINO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES
Resumo
Este trabalho tem por objetivo compreender o precesso de construção da identidade dos professores no ensino das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Neste contexto, destacamos a importância da reflexão sobre as mudanças na sociedade relacionadas ao avanço da tecnologia que determinam um novo perfil de estudantes (da era digital) e afetam a prática pedagógica do professor e a escola, suscitando novas aprendizagens e adaptações neste cenário de transformações. Nosso objeto foco de investigação é a identidade do professor sob a luz do ensino das TICs. Para elucidar o presente estudo, foram utilizados como referencial teórico os apontamentos de Kenski (2012); Tardif (2010); Hall (2002); Rondini, Pedro e Duarte (2020), dentre outros. As análises foram realizadas mediante leituras aprofundadas, analíticas, críticas e interpretativas. Os resultados exprimem que o professor atual busca se adaptar ao ensino com as TICs e, neste sentido, revela que sua identidade é mutável e se ajusta às novas demandas educacionais da sociedade contemporânea, mesmo diante das diversas dificuldades encontradas pelos docentes neste processo de adaptação.
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