O ENSINO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES
Abstract
Este trabalho tem por objetivo compreender o precesso de construção da identidade dos professores no ensino das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Neste contexto, destacamos a importância da reflexão sobre as mudanças na sociedade relacionadas ao avanço da tecnologia que determinam um novo perfil de estudantes (da era digital) e afetam a prática pedagógica do professor e a escola, suscitando novas aprendizagens e adaptações neste cenário de transformações. Nosso objeto foco de investigação é a identidade do professor sob a luz do ensino das TICs. Para elucidar o presente estudo, foram utilizados como referencial teórico os apontamentos de Kenski (2012); Tardif (2010); Hall (2002); Rondini, Pedro e Duarte (2020), dentre outros. As análises foram realizadas mediante leituras aprofundadas, analíticas, críticas e interpretativas. Os resultados exprimem que o professor atual busca se adaptar ao ensino com as TICs e, neste sentido, revela que sua identidade é mutável e se ajusta às novas demandas educacionais da sociedade contemporânea, mesmo diante das diversas dificuldades encontradas pelos docentes neste processo de adaptação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.