ANÁLISE DE ATIVIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LINGUA PORTUGUESA DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Auxiliadora Carvalho da Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
  • Lindinalva Messias do Nascimento Chaves

Resumo

RESUMO: Considerando que a alfabetização configura-se em um período muito importante para a aquisição da leitura e da escrita, muitos estudos vêm sendo realizados para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem durante esta fase do desenvolvimento. Os avanços na área da linguística permitiram perceber que o desenvolvimento da consciência fonológica é um dos fortes contribuintes para que a criança adquira as competências de leitura e da escrita. Por sua vez, a consciência fonológica é definida como a capacidade de segmentação das palavras em unidades menores e ainda a habilidade de manipular as mínimas unidades de sons para a formação de palavras. O desenvolvimento desta capacidade contribui para que a aprendizagem da leitura e da escrita ocorra mais facilmente. Diante disso, este estudo visa analisar as atividades de consciência fonológica presentes em um livro didático de língua portuguesa do 1º ano do ensino fundamental.   Busca-se identificar quais as competências de consciência fonológica que estão sendo desenvolvidas nesta série/ano de ensino a partir das propostas de atividades apresentadas no livro didático. Num primeiro momento da pesquisa, expõe-se o conceito de alfabetização apontando os aspectos importantes que envolvem o processo de alfabetização e as competências necessárias para que a criança passe por esse processo de maneira mais produtiva.  Em seguida fundamentam-se as considerações acerca da consciência fonológica relacionando as suas contribuições para a aprendizagem da leitura e consequentemente da escrita e quais as habilidades que podem ser desenvolvidas e exploradas pelo professor para que a aprendizagem da leitura seja facilitada. Diante do objetivo já exposto toma-se como metodologia a análise de um livro didático de língua portuguesa do 1º ano.  Por fim apresentam-se os resultados da investigação, relacionando quais as atividades que se fazem presentes nesse material didático utilizado em sala de aula, identificando quais as habilidades de consciência fonológica trabalhadas e qual o objetivo de cada capacidade.

 

Palavras- chave: Livro didático; Consciência fonológica; Aprendizagem da leitura.

 

 

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Publicado

2015-06-05

Como Citar

Rocha, A. C. da, & do Nascimento Chaves, L. M. (2015). ANÁLISE DE ATIVIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO LIVRO DIDÁTICO DE LINGUA PORTUGUESA DE ALFABETIZAÇÃO. Anthesis, 3(6), 100–112. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/171

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