ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LITERATURA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA

Authors

  • Isac Silva França Federal University of Rio de Janeiro

Keywords:

Dialogismo, Ensino de Literatura, Livro Didático.

Abstract

O propósito deste artigo é analisar duas seções do Livro Didático “Português” (2004), de Abaurre, Pontara e Fadel, aprovado pelo PNLD para alunos do Ensino Médio, com o intuito de verificar se há ou não uma abordagem dialógica, como postulada por Bakhtin e seu círculo. Se sim, como ela é. Se não, o que os exercícios fazem? A análise deverá deter-se no âmbito da literatura, tendo como aporte teórico– Bakhtin/Voloshinov (2010)– Faraco (2009) e – Cereja (2005). A partir dos resultados, esperamos encontrar novas formas de contribuição para o ensino da literatura.

Author Biography

Isac Silva França, Federal University of Rio de Janeiro

Programa Interdisciplinar de Pos-graduacao em Linguistica Aplicada

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Published

2018-07-27

How to Cite

França, I. S. (2018). ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE LITERATURA A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DIALÓGICA. Anthesis, 6(11), 35–55. Retrieved from https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/1595