A TESSITURA DE CONHECIMENTOS NA/DA EDUCAÇÃO INTEGRAL: PRÁTICAS COTIDIANAS E SUAS POTENCIALIDADES EMANCIPATÓRIAS
Keywords:
cotidiano escolar, educação integral, práticas cotidianasAbstract
O artigo parte de uma pesquisa realizada com o mergulho (ALVES, 2008) no/do/com o cotidiano da Escola Municipal Bom Pastor, da cidade de Juiz de Fora em Minas Gerais, na qual buscamos seguir as pistas cotidianas e com elas problematizar tudo o que neste espaçotempo se passou e viveu cotidianamente. Para dar o tom a discussão, buscamos incialmente tecer as diversas redes de compreensão acerca do pensamento na/da sobre a educação integral, a partir dos estudos de Coelho e Cavaliere (2002); Gonçalves (2006); Moll (2009), entrelaçando com os fios dos conhecimentos apontados por Santos (2006, 2007b), Alves e Oliveira (2008), na tentativa de sentir a escola enquanto um espaçotempo que amplie as criações cotidianas, potencializando e (re)inventando alternativas emancipatórias nos/dos conhecimentos praticados. Neste artigo o objetivo está em buscarmos narrar às experiências cotidianas em suas múltiplas possibilidades, desinvisibilizando (SANTOS, 2006) que as práticas cotidianas da referida escola apresentam caminhos pelos quais pode-se problematizar a maneira como os conhecimentos foram tecidos pelos sujeitos praticantes no/do espaçotempo escolar. Chegamos ao encontro de uma rede de conhecimentos onde a criação de alternativas e potências de trabalho estiveram ligadas ao vislumbrar de um conhecimento-emancipação (SANTOS, 2006), em que as noções de uma racionalidade estético-expressiva, solidariedade e partilha de saberes, puderam trazer a tona outras formas com as quais as práticas cotidianas de alunos e alunas, professores e professoras que fazemsabem o espaçotempo na/da/com a escola de educação em tempo integral.
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