O MÉTODO PAULO FREIRE PRESENTE NO PROGRAMA QUERO LER
Resumo
Este texto apresenta alguns resultados do Trabalho de Conclusão de Curso vinculado ao curso de Pedagogia da UFAC – Campus Floresta defendido em 2021 que investigou a aplicabilidade do método dialógico de Paulo Freire no programa de alfabetização de jovens e adultos – Quero Ler. A partir do arcabouço teórico freiriano, procuramos estudar as estratégias metodológicas utilizada pelos professores(a) que trabalharam no referido programa. É uma pesquisa de natureza qualitativa tendo a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados. O olhar da análise de conteúdo de Franco (2005), nos ajudou a enxergar e melhor entender o fazer docente através das categorias: 1) formação de professores(a); 2) o método dialógico. Observamos que o método criado por Paulo Freire contribuiu para que os professores pudessem proporcionar uma aula mais atraente aos seus alunos e facilitou a compreensão da realidade dos educandos, através do diálogo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.