O ENSINO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOS PROFESSORES

Autores

  • Vania Barboza da Silva UFAC- Universidade Federal do Acre
  • Igor Soares de Oliveira
  • Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto
  • Maria Irinilda da Silva Bezerra

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender o precesso de construção da identidade dos professores no ensino das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Neste contexto, destacamos a importância da reflexão sobre as mudanças na sociedade relacionadas ao avanço da tecnologia que determinam um novo perfil de estudantes (da era digital) e afetam a prática pedagógica do professor e a escola, suscitando novas aprendizagens e adaptações neste cenário de transformações. Nosso objeto foco de investigação é a identidade do professor sob a luz do ensino das TICs. Para elucidar o presente estudo, foram utilizados como referencial teórico os apontamentos de Kenski (2012); Tardif (2010); Hall (2002); Rondini, Pedro e Duarte (2020), dentre outros. As análises foram realizadas mediante leituras aprofundadas, analíticas, críticas e interpretativas. Os resultados exprimem que o professor atual busca se adaptar ao ensino com as TICs e, neste sentido, revela que sua identidade é mutável e se ajusta às novas demandas educacionais da sociedade contemporânea, mesmo diante das diversas dificuldades encontradas pelos docentes neste processo de adaptação. 

Biografia do Autor

Igor Soares de Oliveira

Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, (2015). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPEHL) da Universidade Federal do Acre- Campus Floresta. Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Etnociências, Ecologia e Conservação (EtnoLab).

Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, (2011). Professora Associada da Universidade Federal do Acre. Professora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagem (PPEHL)- UFAC. Grupo de Pesquisa Investigação Docente e Diversidade (GRIDD).

Maria Irinilda da Silva Bezerra

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, UFF, (2015). Professora Adjunta da Universidade Federal do Acre. Professora do Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagem (PPEHL)- UFAC. Grupo de Pesquisa Investigação Docente e Diversidade (GRIDD).

Downloads

Publicado

2021-10-08

Edição

Seção

Artigos