O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA, PÓS-PANDEMIA DE COVID19:

UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA TEREZINHA MIGUÉIS, RIO BRANCO, ACRE

Autores

Palavras-chave:

Ensino; Geografia; Residência Pedagógica; Recursos didáticos.

Resumo

O relato em tela traz apontamentos de uma experiência de ensino/aprendizagem, desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Terezinha Miguéis, localizada no Bairro Quinze, na cidade de Rio Branco, Acre. As atividades desenvolvidas foram propostas pelo Programa Institucional Residência Pedagógica, do Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Acre. O objetivo principal consiste em expor atividades que contribuíram para avaliar o desempenho dos alunos da escola em questão, tendo em vista as dificuldades que estes apresentam em relação aos conteúdos de geografia, no retorno às aulas pós-pandemia de COVID-19. A metodologia parte das observações dos autores enquanto participantes da residência Pedagógica, além da aplicação e avaliação de atividades práticas, representadas por jogos, produção de cartazes e construção de gráficos. Conclui-se que as alternativas metodológicas utilizadas surtiram efeito positivo no aprendizado geográfico por parte dos alunos, motivando-os de forma lúdica e participativa.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular.

CALEJON, L. M. C.; SANTANA BRITO, A. Entre a pandemia e o pandemônio: uma reflexão no campo da educação. Educamazônia-Educação, Sociedade e Meio Ambiente, [s. l.], v. 25, n. 2, jul-dez, p. 291-311, 2020.

CUNHA, L. F. F.; SILVA, A. S.; SILVA, A. P. O ensino remoto no Brasil em tempos de pandemia: diálogos acerca da qualidade e do direito e acesso à educação. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, Brasília, v. 7, n. 3, p. 27-37, ago. 2020. Disponível em: http://www.periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/924. Acesso em: 28 março. 2023.

LEI DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 23 dez. 1996.

LEGISLAÇÃO. Decreto-lei nº nº 1.006, de 30 de dezembro de 1938. Da elaboração e utilização do livro didático. 1 maio 1939.

O INÍCIO DA FORMAÇÃO TERRITORIAL BRASILEIRA. Revistageografia, 12 dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistageografia/article/view/229147. Acesso em: 18 maio 2023.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis da participação. 2007. In: OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.; KISHIMOTO, T.; PINAZZA, M. (Orgs.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado construindo o futuro (p. 13-37). Porto Alegre: Artmed Editora, 2007.

SILVA, B. D. O projeto de pesquisa sobre o Programa de Residência Pedagógica no curso de licenciatura em História na Ufac (2018-2020) como ferramenta de uma educação para as relações étnico-raciais na formação inicial de professores. In: COELHO, W. N. B.; BRITO, N. J. C.; FERREIRA, A. M. S.; DIAS, S. B. Educação básica e formação inicial de professores: a diversidade e os desafios contemporâneos. Curitiba: Editora Bagai, 2021.

SANTOS, M. L.; PERIN, C. S. B. A importância do planejamento de ensino para o bom desempenho do professor em sala de aula. Paranavaí, PR: v. 1. 2013.

SILVA, Luciana. Gonçalves. Jogos e situações-problema na construção das noções de lateralidade, referências e localização espacial. In: CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Editora Contexto, 2006, p. 137-156.

Downloads

Publicado

2025-02-10

Como Citar

Bento, V., Martins, C. E. ., & Almeida, J. Ítalo S. de . (2025). O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA, PÓS-PANDEMIA DE COVID19:: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA TEREZINHA MIGUÉIS, RIO BRANCO, ACRE. UÁQUIRI - Revista Do Programa De Pós Graduação Em Geografia Da Universidade Federal Do Acre, 6(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/Uaquiri/article/view/7965