O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO EM PERÍODO DE PANDEMIA: UMA PROPOSTA DOS PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS EM UMA PERSPECTIVA TÉCNICO CIENTÍFICA

Autores/as

  • Jéssica Pollyana Celeste Santana Costa Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil
  • Renato Abreu Lima Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil

Palabras clave:

Pesquisa. Metodologia. Procedimentos. Técnicas e Materiais e Métodos.

Resumen

O presente artigo tem por foco, atender especialmente aos requisitos solicitados na disciplina de Seminário em Pesquisa I do Programa de Pós graduação no Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH do IEAA/UFAM, a fim de descrever de forma minuciosa a abordagem dos procedimentos metodológicos de aspecto técnico-científico para aplicação do projeto de pesquisa que traz como tema a “Prática Docente: Estratégias e Ferramentas Didáticos para as Aulas Remotas no Ensino de Ciências durante período de Pandemia em Escolas Públicas de Humaitá-AM”. Procurou-se embasamentos teóricos sólidos e epistemológico para dar uma boa sustentação no rigor e qualidade da pesquisa cientifica. Os resultados apontam que para se construir uma metodologia bem consolidada e explicativa é necessário apresentar o passo-a-passo de como se realizará a pesquisa, desde as técnicas elegidas para a coleta de dados até mesmo por qual tipo de análise a qual os dados coletados serão tratados e avaliados. A realização desse estudo revelou as possibilidades de conhecer os caminhos percorridos e traçar novos rumos para a pesquisa principalmente no âmbito da educação voltada para o ensino de Ciências, ainda tão necessária em nosso contexto amazônico.

Citas

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília, DF: Plano, 2002 in: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/24177/22873.

BUFREM, L. S. Opções metodológicas em pesquisa: a contribuição da área da Ciência da Informação para a produção de saberes no ensino superior. Proposta de pesquisa para a obtenção da Bolsa de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), 2009.

MINAYO, M.C.S. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FREITAS, J.L.; BUFREM, L. S. O ensino da metodologia científica: Repercussões na Produção Científica em Ciência da Informação CETA.MÉDIA e Universidad de León. (Org.). Globalização, Ciência, Informação. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto-CETAC. MEDIA, 2013, p.446-460.

LARA, A. M. B. Fases para elaboração do projeto de pesquisa. Revista Apontamentos, n. 7, Maringá: EDUEM, 1992.

TRIVIÑOS, A.N.S. Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo. In: ______. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987. p. 31-79.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Orgs.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 15-41.

SILVA, E.L.; MENEZES, E.M. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3a edição revisada e atualizada. Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Laboratório de Ensino a Distância. 2001.

GIL, C.A. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6.ed. São Paulo, Atlas, 2017.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo-Rio de Janeiro, HUCITEC-ABRASCO, 1992.

REY, F. L. G. Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da informação. São Paulo: Pioneira Thomson Learning. 2005.

NETO, O.C. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: MINAYO, M.C.S. (Org). Pesquisa Social. 23.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1987.

SOUZA, L. K.; PRESTES, A.; FREITAS, L. Which values parents wish for their children? In Abstract, 43rd Association for Moral Education Annual Conference, p. 36, 2017.

COSTA, J.P.C.S. Análises e percepções no ensino de ciências naturais através do ensino remoto emergencial em tempos de pandemia no município de Humaitá-AM. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá, 2022.

Publicado

2024-04-25

Cómo citar

Pollyana Celeste Santana Costa, J., & Abreu Lima, R. . (2024). O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DO ENSINO REMOTO EM PERÍODO DE PANDEMIA: UMA PROPOSTA DOS PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS EM UMA PERSPECTIVA TÉCNICO CIENTÍFICA . South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 10(2), 7–18. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/7540

Número

Sección

Ciências Biológicas

Artículos más leídos del mismo autor/a